- ANÚNCIO -

Ecovias do Cerrado e Eco050 instalam câmeras com IA que ajudarão na aplicação de multas nas BRs 365 e 050

Equipamentos auxiliam a PRF a detectar infrações graves, como manuseio de celular ao volante e falta de cinto de segurança; equipamento está em operação desde dezembro de 2024

Eloi Naves
Motoristas sem cinto de segurança, equipamento de uso obrigatórioFoto: Ecovias / Divulgação

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As concessionárias Ecovias do Cerrado e Eco050 anunciaram a instalação de câmeras com Inteligência Artificial nos trechos das BRs 365 e 050 que cortam o perímetro urbano de Uberlândia. Os equipamentos auxiliarão a Polícia Rodoviária Federal na detecção de infrações graves de trânsito.

Segundo um estudo desenvolvido pelas concessionárias em parceria com a PRF, as maiores causas de acidente estão relacionadas ao uso de celular e a falta de uso do cinto de segurança. Diante disso, as câmeras com IA possuem tecnologia que poderão detectar motoristas que cometam essas infrações, com aplicação de multa.

Segundo as concessionárias, o equipamento está em operação desde o início de dezembro do ano passado, tendo registrado uma médica de 30 infrações por dia. “É um número que nos chama atenção porque sabemos que o manuseio de celular ao volante é um dos principais causadores de acidentes de trânsito”, afirma Bruno Silva, gerente de operações das concessionárias.

”Além disso, a falta do cinto de segurança aumenta consideravelmente os riscos de mortes em colisões”, complementa Silva. O inspetor Artur Rocha, chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF em Uberlândia, destaca que a tecnologia contribui consideravelmente com o trabalho da PRF.

“Posicionadas em locais estratégicos, as câmeras ampliam a eficácia da nossa fiscalização, principalmente nos pontos críticos de acidentes. Além disso, permite que as equipes possam ser empregadas em outras operações de segurança, reforçando o combate ao crime e o atendimento aos usuários”, afirma o inspetor Rocha.

Como o equipamento funciona?

Por meio de um algoritmo, as câmeras captam, analisam as imagens e, caso detectem alguma infração, encaminham alertas em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCO) das concessionárias. Após isso, as imagens são validadas pela PRF, que identifica os veículos e emite as multa aos motoristas infratores.

O sistema funciona integrado ao CCO das concessionárias, que precisam encaminhar as imagens à PRF. A expectativa é que, em breve, o sistema esteja integrado às bases da PRF em Uberlândia, o que agilizará o processo e a notificação das infrações.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile