- ANÚNCIO -

Cinco empresas do Triângulo Mineiro estão entre as 100 maiores do Agro no Brasil, segundo Ranking Forbes

Das 5 empresas listadas do Triângulo Mineiro, três possuem centros administrativos em Uberlândia

Eloi Naves
Aeronave no campoFoto: Adelino Jr / Regionalzão Notícias

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O agronegócio é um dos principais pilares da economia brasileira, onde responde por 21,8% do PIB, segundo dados de 2024. Com grandes extensões de terras férteis e clima favorável, o Brasil desponta como um dos principais produtores de alimentos e biocombustíveis em todo o mundo.

Recentemente, a renomada revista Forbes divulgou um ranking com as 100 maiores empresas do Agro no país. Deste total, 5 empresas foram fundadas em cidades do Triângulo Mineiro, uma das regiões mais ricas do estado e com forte presença no mercado agro. Confira:

Aliança Agrícola do Cerrado
Fundação: 2010, em Uberlândia (MG)

A Aliança Agrícola do Cerrado pertence à multinacional Sodrugestvo, com sede em Luxemburgo. Ocupa o 43º lugar na lista, com receita de 6,62 bilhões de Reais e atuação em cerca de 30 países. No Brasil, suas operações estão no armazenamento e no comércio de grãos, além de atuar de forma direta no esmagamento de soja para a produção de farelo e óleo. Possui duas unidades de esmagamento, uma em São Joaquim da Barra (SP) e outra em Bataguassu (MS), e conta com capacidade de armazenamento superior a 275 mil toneladas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Bem Brasil Alimentos
Fundação: 2006, em Araxá (MG)

A empresa pertence à família Rocheto, que tem longa tradição no cultivo de batatas, desde a década de 1940. Foi a primeira indústria nacional a produzir batatas pré-fritas congeladas e é líder nacional em vendas na categoria, com mais de 50% de share do mercado. Conta com duas fábricas no Triângulo Mineiro, em Araxá e Perdizes, que geram mais de 1.300 empregos diretos. Ocupa a 73ª posição no Ranking Forbes e receita de 3,13 bilhões de Reais.

Delta Sucroenergia
Fundação: 1953, em Delta (MG)

A usina Delta pertence à família Lyra, com grande tradição em usinas sucroalcooleiras. Com receita de 3,09 bilhões de Reais, a empresa produz açúcar para exportação, açúcar cristal para o mercado interno, etanol e energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A capacidade total instalada é para a moagem de 11 milhões de toneladas. Recentemente, investiu cerca de R$ 80 milhões para a renovação de sua frota conectada em tempo real com o Centro de Inteligência Agrícola da companhia. Ocupa o 74º lugar da lista.

Prima Foods
Fundação: 1949, em Araguari (MG)

Um gigante do setor de proteínas bovinas, com receita de 2,7 bilhões de Reais. Teve origem como Frigorífico Mataboi, no final dos anos 40. É um dos maiores exportadores de carnes do país, com unidades de abate em Araguari (MG), Santa Fé de Goiás (GO) e Cassilândia (MS). Além disso, possui um centro administrativo localizado em Uberlândia. Ocupa a 82ª posição entre as 100 maiores do agro.

CMAA – Companhia Mineira de Açúcar e Álcool
Fundação: 2006, em Uberaba (MG)

Mais um gigante do setor sucroalcooleiro, a CMAA tem investido constantemente na modernização de seu processo industrial. Além de ter uma fábrica de adubo em cada planta industrial, a empresa também implantou o projeto de irrigação 4.0 para aumentar a produtividade e a longevidade dos canaviais. Com receita de 2,54 bilhões de Reais, ocupa a 84ª posição da lista.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile