O recém-empossado presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu durante toda a campanha presidencial endurecer a linha contra os imigrantes nos Estados Unidos. Nesta sexta-feira, 24, chegará a Belo Horizonte o primeiro voo com deportados brasileiros após a posse do republicano.
O avião está previsto para pousar às 20 horas no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e conta com 88 passageiros, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Desde 2017, Brasil e Estados Unidos têm um acordo para deportações de imigrantes.
Apesar de ser o primeiro voo de deportados da nova era Trump, outro avião já havia trazido cerca de 100 imigrantes de volta ao Brasil em 2025, em um voo que chegou a Belo Horizonte em 10 de janeiro, ainda com os EUA sob a presidência de Joe Biden.
Somente em 2024, foram mais de 1.400 imigrantes deportados de volta ao Brasil, que chegaram em 17 voos ao longo do ano. A tendência é que sob o governo Trump, este número seja ainda maiores já em 2025.
Ministério das Relações Exteriores acompanha de perto a situação
O Itamaraty afirmou que tem acompanhado a situação dos imigrantes brasileiros, e está atento para avaliar algum tipo de assistência. Estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros vivam nos Estados Unidos, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. Deste total, cerca de 250 mil estão em situação irregular no país.