- ANÚNCIO -

Ministério da Justiça determina retirada de algemas de brasileiros deportados dos EUA

Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e ordenou a retirada imediata das algemas, afirmando o desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.

Matheus Carvalho
Foto: Casa Branca/DivulgaçãoAs operações de deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos intensificaram-se durante o governo do ex-presidente Donald Trump

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a retirada de algemas de cidadãos brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos e chegaram ao Brasil em um voo que pousou em Manaus na noite desta sexta-feira (24).

Segundo comunicado da pasta, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã deste sábado (25) sobre a tentativa de autoridades norte-americanas de manter os brasileiros algemados durante o voo de deportação. A situação foi reportada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues.

O voo, inicialmente programado para aterrissar no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, precisou fazer um pouso de emergência em Manaus devido a problemas técnicos.

Retirada das algemas

Por orientação de Lewandowski, a Polícia Federal recepcionou os brasileiros e ordenou a retirada imediata das algemas, afirmando o desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros. Em nota, o ministério destacou que a dignidade humana é um princípio fundamental da Constituição Federal.

Após tomar ciência da situação, o presidente Lula determinou que uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) fosse mobilizada para transportar os brasileiros até Belo Horizonte, assegurando dignidade e segurança durante o traslado.

A Polícia Federal informou que os 88 brasileiros deportados foram liberados das algemas assim que chegaram a Manaus. Eles receberam alimentação, colchões e acesso a banheiros com chuveiros enquanto aguardavam o transporte.

Apoio da FAB

A FAB destacou que uma aeronave KC-30 foi mobilizada para realizar o transporte dos passageiros deportados. O voo partiu da Base Aérea de Brasília às 13h, com chegada prevista para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, às 14h30 deste sábado. Profissionais de saúde foram disponibilizados para acompanhar os passageiros até o destino final.

Contexto

As operações de deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos intensificaram-se durante o governo do ex-presidente Donald Trump. Na quinta-feira (23), 538 pessoas foram detidas em uma operação que resultou na deportação de centenas de imigrantes, transportados em aviões do Exército norte-americano.

Segundo Karoline Leavitt, porta-voz da Casa Branca na época, esta foi “a maior operação de deportação em massa da história”. Trump defendeu, durante sua campanha presidencial, medidas rigorosas para conter a imigração ilegal, classificando-a como “emergência nacional”.

Com informações da RTP e Agência Brasil.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile