A Prefeitura de Uberlândia segue promovendo reuniões com entidades de classe para esclarecer as mudanças na cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025.
Na terça-feira (18), empresários do setor varejista participaram de um encontro na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Uberlândia, no bairro Martins.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Governo, Renato Rezende, que detalhou a nova metodologia do cálculo do imposto, o aumento no número de famílias isentas com base em critérios sociais e a atualização da base de cálculo conforme a valorização imobiliária.
O secretário de Finanças, Henckmar Borges, e outros representantes da administração municipal também participaram da reunião.
Sustentabilidade e diálogo com empresários
O secretário Renato Rezende ressaltou a importância do diálogo com a CDL para esclarecer as mudanças no IPTU. “Essa atualização é fundamental para garantir a sustentabilidade da arrecadação municipal, trazendo benefícios para toda a cidade”, afirmou.
Já o presidente da CDL Uberlândia, Cícero Heraldo Novaes, elogiou a iniciativa da Prefeitura em apresentar as mudanças. “É uma discussão necessária, pois afeta todos os proprietários de imóveis. Uberlândia apresentava uma defasagem em relação a cidades como Uberaba e Ribeirão Preto, por isso esse debate é essencial”, destacou.
IPTU 2025
A nova estrutura do IPTU Uberlândia 2025 traz facilidades para os contribuintes:
- Desconto de até 20% para quem pagar à vista até 14 de março.
- Parcelamento em até 10 vezes, sem desconto, com vencimento da primeira parcela em 31 de março de 2025 e as demais no último dia útil de cada mês.
- Redutor de até 80% na diferença entre o IPTU 2025 e o valor corrigido de 2024, conforme o decreto nº 21.606, publicado no Diário Oficial do Município em 27 de janeiro.
Esclarecimentos seguem acontecendo
Além da CDL, a Prefeitura de Uberlândia já realizou reuniões sobre o novo cálculo do IPTU com a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e o Centro de Entidades Comunitárias (CEC).