A prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes, entrou com ação na Justiça contra o deputado federal André Janones, com base na Lei Maria da Penha. Ela acusa o parlamentar de chantagem com imagens íntimas registradas durante o relacionamento amoroso que ambos mantiveram entre 2014 e 2018.
Segundo a denúncia, Janones teria ameaçado divulgar fotos e vídeos pessoais gravados sem o consentimento dela. Leandra alega que o deputado tentou, com isso, interferir na administração municipal, inclusive exigindo a exoneração de servidores.
O processo tramita sob sigilo no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Em trecho da petição, consta que “André Janones ameaçou expor publicamente vídeos e fotos íntimas. As imagens seriam do período em que mantiveram relacionamento afetivo, com o objetivo de intimidar e prejudicar a imagem pública da prefeita Leandra Guedes”.
Na ação, a prefeita afirma que o deputado enviou uma imagem íntima dela a um de seus secretários municipais. Para comprovar a autoria da foto, Leandra anexou imagens nas quais seu corpo aparece na tela de um celular, além de uma fotografia da mesma lingerie que, segundo ela, ainda possui.
“Segundo o secretário, em uma ligação com André, ele disse que era para me avisar que a exposição daquela foto e de outras seria só o começo, e que iria acabar com a minha reputação”, relata a denúncia.
Após as ameaças, ela solicitou medida protetiva contra o parlamentar.
A reportagem procurou a assessoria do deputado André Janones, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.