O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Universidade de Uberaba (Uniube) disponibiliza atendimento jurídico gratuito em Uberlândia e Uberaba, atendendo pessoas que não têm condições de pagar um advogado. O serviço atende famílias com renda mensal de até três salários mínimos.
Alunos do último ano do curso de Direito realizam os atendimentos sob supervisão de professores e advogados orientadores. O projeto tem como objetivo oferecer orientação jurídica gratuita e permitir que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação.
Em Uberlândia, os atendimentos acontecem três vezes por semana, na unidade Centro da Uniube, localizada na Avenida Afonso Pena, nº 1.177. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp: (34) 99940-5315.
De acordo com a coordenação do NPJ, 80% dos atendimentos em Uberlândia estão relacionados à Vara da Família, com foco em casos de divórcio, pensão alimentícia e inventário. São cerca de 400 atendimentos jurídicos por semestre na cidade.
Na cidade de Uberaba, o atendimento jurídico gratuito ocorre no Campus Aeroporto da Uniube, na Avenida Nenê Sabino, nº 1.801, no Bairro Universitário. Em 2024, o núcleo registrou 2.657 atendimentos gratuitos, e em 2025, nos primeiros meses do ano, já somam 378 atendimentos. O telefone de contato é: (34) 3319-8911.
Além de promover acesso à Justiça para a população em situação de vulnerabilidade social, o projeto também é uma oportunidade de formação prática para os futuros advogados, que acompanham os casos desde o atendimento inicial até o encaminhamento judicial.