- ANÚNCIO -

Quaest mede se brasileiros têm mais medo da volta de Bolsonaro ou da reeleição de Lula

Pesquisa aponta que 44% temem retorno do ex-presidente, enquanto 41% se preocupam com continuidade do atual governo

Redação Geral
Foto: Agência Brasil

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os eleitores brasileiros demonstram ter mais receio de uma eventual volta de Jair Bolsonaro (PL) à Presidência do que da reeleição do atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que mostra a nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (4).

O levantamento do instituto ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março. A pergunta apresentada aos entrevistados foi direta: “O que te dá mais medo hoje: Lula continuar ou Bolsonaro voltar?”

Segundo os dados, 44% responderam que o retorno de Bolsonaro ao Palácio do Planalto causaria mais medo. Já 41% disseram temer a continuidade de Lula. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, os resultados indicam empate técnico.

Lula lidera cenários de 2º turno para 2026 na pesquisa da Quaest

A mesma pesquisa simulou sete possíveis cenários de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026. Em todos eles, Lula aparece como vencedor, com vantagem sobre adversários de diferentes espectros da direita e da centro-direita.

Além de liderar na pesquisa espontânea — em que o nome do candidato não é sugerido —, o presidente superaria nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Lula também sairia vitorioso contra os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás. Outro possível adversário testado foi o influenciador digital e coach Pablo Marçal, além do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Veja os percentuais:

  • Lula (44%) x Jair Bolsonaro (40%)
  • Lula (44%) x Michelle Bolsonaro (38%)
  • Lula (43%) x Tarcísio de Freitas (37%)
  • Lula (42%) x Ratinho Júnior (35%)
  • Lula (45%) x Eduardo Bolsonaro (34%)
  • Lula (43%) x Romeu Zema (31%)
  • Lula (44%) x Ronaldo Caiado (30%)

Popularidade em queda

Apesar de liderar as projeções para 2026, Lula enfrenta o momento de maior desgaste desde o início de seu terceiro mandato. Pela primeira vez, mais da metade da população declara reprovar o governo petista.

Segundo a Quaest, 56% dos brasileiros reprovam a gestão Lula, enquanto 41% a aprovam. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Na rodada anterior, divulgada em janeiro, a reprovação era de 49%, e a aprovação, de 47%. Os números refletem um cenário de maior polarização, no qual o presidente mantém uma base consolidada, mas enfrenta resistência crescente.

Receba as notícias direto no WhatsApp. Entrar
Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile