Há pouco mais de duas semanas para o início das aulas, a Secretaria Municipal de Educação, que atualmente é dirigida pela professora Lázara Maria Moraes, está preparando, junto a seus funcionários, todo um aparato para receber os novos alunos de 2013, bem como para o regresso daqueles que já estão inscritos na rede municipal de ensino.
A equipe da Secretaria informa que as novas matrículas e renovações de cadastros de alunos já circunscritos na rede municipal de ensino estão acontecendo desde dezembro e as vagas de algumas instituições já estão limitadas. Vale lembrar que os pais que ainda não realizaram o procedimento da matrícula ou a sua renovação para alunos já atendidos pelo município, devem procurar a secretaria das escolas, para que não percam a vaga dos seus filhos.
De acordo com a secretária Lázara, a equipe da Secretaria de Educação e das escolas a ela vinculada está pronta a atender as famílias no sentido de garantir que nenhum dos alunos fique sem realizar sua matrícula para o ano letivo de 2013. Para isso, todo um trabalho de remanejamento e remoções de professores está sendo realizado, prevendo cobrir as salas que deixaram de existir em algumas instituições.
Outra novidade é a implantação gradativa do ensino em tempo integral no Cime Tancredo de Paula Almeida, fator que oportunizará uma maior qualidade de ensino, na medida em que são trabalhadas todas as áreas do conhecimento, ampliando, com metodologias diversificadas, os conteúdos da base curricular.
Ainda segundo a secretária, vários são os projetos a serem implementados durante todo o ano, para melhorar o nível da educação oferecida pelo município, como por exemplo, um expressivo projeto de valorização do professor, que já está em processo de configuração e será colocado em prática em breve.
“A Secretaria Municipal de Educação tem um papel fundamental no desenvolvimento de Ituiutaba, sobretudo, por se caracterizar como uma importante ferramenta, não só de formação de conhecimento, mas também de garantir educação de qualidade a centenas de jovens, bem como investir constantemente na capacitação de educadores, através dos cursos de treinamento e formação profissional, como é o caso das atividades desenvolvidas pelo Centro de Assistência Pedagógica e Aperfeiçoamento Permanente de Professores, por exemplo”, ressaltou a secretária.