Apesar de ser o menor dos últimos 4 anos para o período, o resultado do LIRAa de janeiro de 2013 ainda é alarmante. O índice de 7,7% do LIRAa revelou que a situação preocupa, se considerarmos que a maioria do problema ainda continua dentro das residências.
Apesar da redução nos números, se comparado aos levantamentos dos anos anteriores realizados pela Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em 2013, a maioria dos focos continua dentro das residências, prova é que 43,5% dos dos focos foram encontrados em depósitos móveis (que podem ser vasos e pratos de plantas, bebedouro de animais, etc…). Os depósitos fixos, como calhas, ralos, sanitários em desuso, entre outros, ficaram com 25,1% dos focos, e o lixo e outros resíduos sólidos ficaram com 20,4% dos focos.
Hoje existem 305 notificações de casos suspeitos de dengue e apenas 16 casos confirmados. Entre as principais dificuldades mencionadas pelo Coordenador do CCZ, Antônio Carlos, está o fato de a população ainda não ter se conscientizado de como é importante fazer sua parte para prevenir a dengue; “Hoje estamos buscando a contratação de mais agentes para ampliarmos o trabalho. Este resultado LIRAa mostrou que a população ainda não está fazendo sua parte como deveria. O CCZ tem feito sua parte, e se cada um fizer o mesmo, vamos conseguir vencer essa guerra contra a Dengue”, afirmou.
Para maiores informações o Centro de Controle de Zoonoses está a disposição, pelos telefones (34) 3268-2398 ou 0800-941-6500. Seja um voluntário na luta contra a Dengue você também.