O aeroporto já está de acordo com exigências da ANAC, agora só falta a aprovação do COMAER para a homologação ser concretizada
Um sonho antigo da população tijucana é, com certeza, ter em nossa cidade voos regulares saindo do Aeroporto Tito Teixeira. Desde 2011, os trabalhos do Executivo se intensificaram junto aos órgãos estaduais e federais para tornar este sonho uma realidade.
O primeiro passo, dado em outubro de 2011, foi assinatura do “Termo de Cooperação” entre a Prefeitura Municipal e o Aeroclube, e de lá para cá, as ações não pararam. Com o empenho das diversas entidades de classe de Ituiutaba, bem como a manifestação favorável de toda região, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Serviço, Denis Andrade, desde então trabalha incansavelmente neste projeto.
Segundo o secretário, a primeira ação foi entrar com um processo, para a homologação de voos noturnos, junto à Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, onde foram detectadas várias não conformidades, entre elas irregularidades na pista de taxi e na sinalização vertical, que hoje já estão solucionadas. “Nosso aeroporto agora depende de uma deliberação favorável do Comando da Aeronáutica, COMAER, sobre a segurança da navegação aérea. Essa aprovação do COMAER depende do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos, exigido pela portaria 256, de 03 de maio de 2011, que visa proteger a área em torno do aeroporto, que, em alguns pontos, chega a um diâmetro de 4 mil metros. Nesta área, que inclui área de aproximação, de decolagem e de transição, não se pode ter empresas que criem obstáculos para a navegação, tais como, empresas que trabalhem com explosivos ou combustíveis, e mesmo empresas que, na sua produção, possam atrair aves, como é o caso dos frigoríficos. Felizmente Ituiutaba não tem nenhuma irregularidade nesse quesito, e vamos apresentar, até o final do mês de fevereiro, o nosso Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos e aí sim, ter a homologação concretizada” afirmou.
A homologação para voos noturnos é o primeiro passo para que, em breve, o Aeroporto possa receber voos regulares. Esta homologação vai beneficiar também o crescimento da cidade, já que empresários e políticos não terão mais a obrigatoriedade de agendar suas visitas sempre na parte da manhã ou à tarte, podendo estender sua estadia até a noite.