A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos por intermédio de ação conjunta com a EMMAG – Empresa Municipal de Mecanização Agrícola, continua o trabalho no setor rural, em especial nos pontos onde as chuvas trouxeram danos maiores.
Com mais de três mil quilômetros de estradas rurais, o município de Ituiutaba tem ainda um longo trecho, de mais de 40 km de estrada federal, cuja manutenção não pode ser feita pela Prefeitura. Nas demais estradas, a EMMAG tem atuado de forma contínua, contando, em alguns serviços, com o apoio dos próprios produtores rurais.
Os serviços emergenciais que vêm sendo realizados pela EMMAG, mais precisamente nas últimas semanas, foram: o carregamento de entulhos e o patrolamento da estrada do São Lourenço, nas proximidades das propriedades do Zé Maria e do Adauto, onde a Sadia está fazendo a retirada de porcos das granjas; a colocação de entulhos e retirada de bolsas d’água, nas proximidades da Granja do Carlão, na Venda Amarela; e o depósito de cacos de telha na estrada que leva à granja localizada na região do Campo Alegre.
Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, a ponte do Grotão também está sendo recuperada, o que necessitou inicialmente, na melhoria e construção de um desvio próximo à ponte para não interromper o tráfego de veículos. “Existem muitos pontos críticos, e o excesso de chuva tem provocado muitos transtornos em termos de estradas, bem como no perímetro urbano, mas o setor está atento e vem buscando solução para os problemas”, disse Luiz Manoel Parreira.
Na cidade, as últimas chuvas trouxeram preocupação pelo seu excesso, mas felizmente sem maiores danos. No Córrego Pirapitinga foi visível o problema provocado pelo lixo jogado nas ruas, onde pneus velhos e garrafas pets atrapalharam a passagem da água em alguns trechos. Para os especialistas na área urbana, quanto mais ruas e avenidas forem asfaltadas, maior será o volume de água nos córregos que cortam a cidade, pois a água deixa de entrar no solo em vários pontos, e corre pelas ruas e redes pluviais. São os problemas provocados pelo conforto oferecido com a infraestrutura levada a todos os setores da cidade.