No final da semana passada, mais precisamente na sexta-feira (8), as Agentes Comunitárias de Saúde dos PSFs dos bairros Jardim Rosário e Independência, participaram de uma capacitação, realizada na Unidade Básica de Saúde Dr. Olímpio de Freitas, sobre a importância do papel de cada agente de saúde e da equipe de profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) na abordagem do indivíduo com algum tipo de deficiência e no contexto familiar, principalmente, com a população idosa.
“A nossa prática profissional deve se basear na construção de ações de promoção de saúde, prevenção de agravos e deficiências, considerando o que é observado no cotidiano das equipes de PSF. Tudo isso, a fim de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos, favorecendo sua inclusão social, combatendo a discriminação e ampliando o acesso ao sistema de saúde. Sendo assim, torna-se imprescindível o estabelecimento de canais de comunicação entre as equipes de PSF e a equipe de profissionais do NASF (fisioterapeutas, nutricionista, psicólogo, assistente social), para que a população tenha uma atenção resolutiva e de qualidade”, afirma Vanessa Caetano, fisioterapeuta responsável pela capacitação.
Para a coordenadora dos PSFs de Ituiutaba, Joliane Motta, investimentos constantes continuarão sendo feitos em iniciativas desta natureza, que têm por base garantir o melhor atendimento à comunidade que necessita dos atividades desenvolvidas nos PSFs da cidade. Segundo Joliane, é necessário que a recepção, bem como o todo o processo que envolve o atendimento esteja adequado às necessidades de cada paciente, para que a saúde física e mental dessas pessoas venha sempre em primeiro lugar. “Estaremos, durante todo o ano, investindo na capacitação dos profissionais dos PSFs, a fim de que possam desempenhar o seu papel, tendo por base o respeito ao cidadão e às suas necessidades, sobretudo dos portadores de deficiência e idosos”, avalia a coordenadora Joliane.