Num levantamento apresentado recentemente pelo Departamento de Trânsito e Transporte de Ituiutaba, com base em dados da Receita Estadual e Denatran, foi revelado que cerca de 50 mil veículos, entre carros, motos, caminhões, ônibus e outros, estão circulando pelas ruas de Ituiutaba, e refletem diretamente no caos em que o trânsito, em especial das ruas centrais, tem se transformado nos últimos anos. O assunto foi tema de discussão na ACII – Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba, durante visita do prefeito Luiz Pedro Corrêa do Carmo, no último dia 7, tendo a oportunidade de mostrar o que vem sendo feito para que haja a melhora nesse fluxo.
De acordo com o prefeito, está sendo realizado um estudo para a implementação de algumas mudanças, que passam, inicialmente, pela questão da municipalização do trânsito e a criação da Secretaria Municipal de Trânsito. O prefeito comentou sobre algumas adaptações que já ocorreram, além do trabalho feito para a modernização do trânsito, com a instalação de novas placas de sinalização e semáforos mais modernos. Além disso, o DTTI prepara a implantação de travessias elevadas, para melhorar o acesso em vários pontos da cidade, para os cadeirantes, em especial, próximo às escolas e locais de grande movimentação de pedestres e, em seguida, será feita uma campanha educativa, visando a conscientização dos motoristas quanto ao respeito à faixa de pedestres e demais sinais de trânsito, o que concorrerá significativamente para a melhora do fluxo de veículos em alguns pontos.
Outro aspecto abordado pelos comerciantes, é quanto ao estacionamento no centro comercial, tanto de carros, quanto de motos, além da volta do Projeto Zona Azul. De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos e responsável pelo DTTI, Luiz Manoel Parreira, o primeiro passo para que isso ocorra é a efetiva municipalização do trânsito, cujos processos estão em ritmo acelerado e, desde novembro de 2012, tudo o que é exigido para que seja concretizada essa municipalização vem sendo conduzido pela chefe da Seção Administrativa do Trânsito, Francielle Nunes Garcia Oliveira, enquanto que as adequações e mudanças nas vias, bem como a modernização da sinalização, têm a coordenação de Jaques Evelton Franco Gois, inclusive, a implantação das travessias elevadas.
Também sob a responsabilidade do DTTI, 14 novos semáforos foram instalados que, somados aos outros dezenas que já estavam em funcionamento, serviço este que tem tido o acompanhamento direto do responsável pela operação e manutenção, Edmar Nunes (Carneiro), revelam o empenho da Administração Municipal em manter o trânsito funcionando cada vez mais adequadamente.
Segundo o DTTI, toda a documentação relativa aos convênios com a PRODEMGE, convênios com a Polícia Militar e Polícia Civil, bem como a documentação junto ao CETRAN, para integração do município no Sistema Nacional de Trânsito e Credenciamento de JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infração, já estão em andamento nos setores competentes. Além disso, o DTTI está reativando o Conselho Municipal de Trânsito, e já encaminhou para a Procuradoria Geral do Município, minutas quanto à adequação e regulamentação dos serviços de Moto Táxi e Motofrete em Ituiutaba.
Outro estudo que vem sendo feito é quanto ao horário de carga e descarga no centro comercial, bem como o trânsito de veículos pesados pelo quadrante central o que, em vários municípios, já foi regulamentado. “Temos muitos projetos a serem implantados para melhorar o trânsito em nossa cidade, e isso virá com a municipalização e em seguida a criação da Secretaria Municipal de Trânsito”, comentou o prefeito.
A reunião foi conduzida pelo presidente da ACII, Silvio Vilarinho, e contou ainda com a presença dos secretários municipais: Sônia Corrêa do Carmo – Desenvolvimento Social; Luiz Félix – Fazenda e Administração; Luiz Manoel Parreira – Obras e Serviços Públicos; Eduardo Júnior – Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Carlo Novaes – Planejamento; Denis Andrade – Indústria, Comércio, Turismo e Serviços; Lázara Maria Alves – Educação, Esporte e Lazer; e Leonardo Alteff – Governo.
ACII e Prefeitura debatem sobre o trânsito em Ituiutaba
Deixe um comentário
Deixe um comentário