Os integrantes do Conselho Municipal do Idoso de Ituiutaba – CMII, reuniram-se na sede da UAITEC/Ituiutaba, órgão que está vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDS, com o objetivo de, mais uma vez, discutir temas importantes em favor da pessoa idosa.
Durante a reunião, que contou com a presença dos conselheiros, da presidente do CMII, Mérida Pinheiro Carvalho, e de representantes dos Cursos de Serviço Social da FACIP/UFU e Unopar, foi possível tratar de assuntos ligados às comemorações do Dia do Idoso, como a realização do Baile Sou Idoso, Sou Feliz, promovido pela SEDS, que acontece no próximo domingo, dia 19 de outubro, além de discutir a organização da Caminhada Sou Idoso, Sou Feliz, que acontecerá no dia 31 de outubro, sexta-feira, na Avenida José João Dib (Marginal), fechando as comemorações do Outubro Rosa e do Mês do Idoso, onde haverá um momento de interação e serão doadas camisetas aos cem primeiros participantes do evento.
Outro ponto relevante discutido durante a reunião, foi o lançamento da Campanha “Idoso Pedestre”, que tem por objetivo promover uma ação conjunta de forças de sensibilização da comunidade quanto à necessidade de uma maior atenção aos entraves no direito de locomoção dos idosos em vias públicas.
Para a presidente do CMII, em virtude das atividades do Mês do Idoso, os integrantes do Conselho decidiram investir na conscientização da comunidade contra os abusos direcionados ao idoso pedestre. “Estaremos, enquanto cidadãos conscientes de nossos direitos e deveres, registrando os abusos, como o depósito de entulhos de materiais de construção que impedem a locomoção dos idosos pedestres, como forma de despertar a sociedade para o respeito à pessoa idosa. Estaremos unindo forças junto aos órgãos como a Secretaria Municipal de Planejamento, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA e também com as construtoras, no sentido de fazer valer o direito de ir e vir da pessoa idosa, com segurança e comodidade, pois o direito do cidadão termina onde começa o do próximo”, afirma Mérida.
O Brasil, por muito tempo, foi considerado um país de jovens, com um histórico marcado pelo desrespeito ao idoso. Mas nos últimos vinte anos, isso tem mudado significativamente. Junto com o crescimento econômico do país, cresceu a expectativa de vida da população. De acordo com o último Censo do IBGE realizado em 2010, 7,4% da população brasileira é composta por pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, ou seja, idosos.
Respeitar o idoso é uma questão de cidadania. Mais do que viver mais, é fundamental viver com boa saúde. E, para isso, precisamos entender que um dia também seremos idosos e passaremos pelas mesmas dificuldades que eles estão passando, por isso, o respeito a essas pessoas é imprescindível para tenhamos igualdade de direitos e deveres em todas as faixas etárias.
Deixe um comentário
Deixe um comentário