O Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG é o maior e mais importante programa esportivo-social do Estado. Participam do JEMG alunos-atletas do ensino fundamental e médio dos 853 municípios mineiros. As modalidades disponíveis no JEMG são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.
Os Jogos acontecem em 4 etapas (municipal, microrregional, regional e estadual) e em dois módulos. Módulo I é realizado com alunos de 12 a 14 anos e o Módulo II com estudantes de 15 a 17 anos.
O JEMG é um Programa do Governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes e da Secretaria de Estado de Educação. A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
Microrregional em Santa Vitória começa na próxima semana
A segunda etapa dos Jogos Escolares é a microrregional, onde estão inscritos 815 municípios e mais de 2500 escolas. A competição acontece em 50 sedes de várias regiões de Minas Gerais, e Santa Vitória é uma delas.
No período de 17 a 21 de maio, 21 escolas representando sete municípios da região competem nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez. Os municípios participantes da etapa microrregional em Santa Vitória são: Canápolis, Capinópolis, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçu, Ituiutaba e Santa Vitória.
Mais informações pelo telefone (31) 2512-7334 ou pelo site jogosescolares.esportes.mg.gov.br
Ituiutaba
O Município de Ituiutaba estará presente no evento contando com as representações das seguintes escolas: SESI, IFTM, Nacional, Santa Teresa, GVC, Ápice, Estadual Israel Pinheiro, Polivalente, EMMA, João Marins, Tonico Franco e João Pinheiro, contando com 190 atletas no total.
Segundo o diretor do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Valério Luiz, a prefeitura tem buscado, dentro das suas possibilidades, fazer o seu papel. “Mais uma vez estaremos apoiando e valorizando o desporto educacional, pois ele é a base de todas as categorias e modalidades esportivas no Brasil“, comentou.