Marcada para acontecer simultaneamente em diversas cidades do país, em Ituiutaba, a Greve Geral do dia 30 de junho, terá adesão de alguns poucos sindicatos da cidade. Conforme explica o diretor regional do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), Sidnei Marquesi, a maioria dos sindicatos representante das categorias, em Ituiutaba, não liberou os trabalhadores para participarem da greve. “Aqui na cidade estamos tendo dificuldade para mobilizar esses trabalhadores”, lamenta.
De acordo com ele, informações preliminares dão conta de que cerca de 50% dos trabalhadores nas escolas da rede estadual de ensino deverão cruzar os braços nessa sexta-feira (30). Entretanto, a maioria funcionarão parcialmente. “Os alunos terão aula ‘capenga’, ou seja, um professor vai, outro não”, afirma.
Na rede Municipal de ensino, conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Município de Ituiutaba (Sintemi), José Rafael Rosa, cerca de 25% dos trabalhadores, apenas, deverão aderir à greve geral.
Além da Reforma Trabalhista e da Previdência, proposta pelo governo de Michael Temer, pautarem a Greve Geral, desta vez, os manifestantes vão às ruas reivindicando, também, a saída do presidente Michel Temer e eleições diretas.
Em Ituiutaba, a concentração será a partir das 8h, na escola Estadual João Pinheiro. Logo após, às 9h, os manifestantes percorrem as principais ruas do centro da cidade até a Praça da Prefeitura.
Deixe um comentário
Deixe um comentário