Nos 45 primeiros dias de trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Triângulo Norte, a maior parte dos atendimentos feitos por telefone, sendo quase 55% deles, foi de orientação e não necessitou de deslocamento de ambulâncias. Nesse período, mais de 130 pacientes foram levados para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), que afirmou não ter sentido impactos em relação ao aumento de atendimentos.
O balanço foi divulgado durante reunião em Uberlândia na última segunda-feira, 20, onde está a sede do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Cistri), que reúne 26 Municípios com cobertura do Samu.
Entre 3 de julho e 19 de agosto, das 15.696 ligações recebidas pelo Samu, 6.940 foram para orientações não médicas, como explicações sobre o funcionamento do serviço, o que significou 44,22% dos atendimentos. Outras 1.446 ligações, ou 9,21% do total, chegaram a demandar orientações médicas, mas não necessitaram de deslocamento por não se tratar de casos de urgência ou emergência. A central ainda recebeu 581 trotes e 2.809 ligações caíram. Segundo os dados, apenas uma em cada quatro ligações resultaram em saídas de unidades de atendimento do Samu na região, o que levou a 3.920 ocorrências.
A coordenadora médica do serviço, Ítala Reis Alvarenga, viu os números como reflexo do período em que a população ainda descobre como funciona o Samu. “A população está sendo educada para saber quando chamar o Samu. É principalmente um serviço de orientação telefônica, porque a maior parte das vezes o paciente não precisa do atendimento de urgência e emergência”, disse.
A maior parte dos atendimentos com deslocamento das unidades foi por causas clínicas, ou seja, aquelas que não demandavam assistência de especialistas. Esses casos somaram 66% do total. Deslocamentos por causas traumáticas somaram 22% dos atendimentos, o que foi seguido por ocorrências obstétricas, pediátricas e psiquiátricas.
A maior parte dos encaminhamentos foram para UPA 24horas em Araguari, que recebeu 645 pacientes desde a implantação do serviço na região. No ranking da quantidade de encaminhamentos, seguem a Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba (Upami), que recebeu 440 pacientes, e Pronto Socorro Dr. Carlos Afono Nunes, em Patrocínio, que recebeu 301 pessoas.
SAMU – TRIÂNGULO NORTE
Total de Ligações (3 de julho a 19 de agosto)
15.696
Orientações Médicas
1.446
Orientações Não Médicas
6.940
Saídas de Unidades
3.920
Quedas de Ligações
2.809
Trotes
581
Fonte: Diário de Uberlândia
Em 45 dias de Samu, Pronto Socorro de Ituiutaba recebeu 440 pacientes do 192; veja balanço
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