A Cemig, por meio do Programa Energia Inteligente, está investindo aproximadamente R$ 10 milhões na implantação de tecnologias mais eficientes e sustentáveis em hospitais, escolas públicas, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e comunidades de baixa renda do Triângulo Mineiro. A modernização dos equipamentos deve trazer mais economia na conta de luz dos beneficiários, contribuindo para que recursos sejam remanejados para outras áreas.
Segundo o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o objetivo é oferecer mais conforto aos consumidores mineiros, mostrando a importância do consumo racional para a redução de custos com a energia e para a preservação do meio ambiente. “Os benefícios se ampliam quando pensamos no viés social. A modernização de espaços públicos e filantrópicos oferece mais qualidade no atendimento de alunos, pacientes e no trabalho dos profissionais da educação e saúde”, afirma o gerente.
Esses benefícios já são vistos em 4 instituições de ensino de Monte Alegre de Minas, Patrocínio, Uberaba e Uberlândia. As salas de aulas e demais espaços receberam lâmpadas de LED, tornando o ambiente mais propício para os estudos. Para ampliar esses benefícios, outras 34 escolas públicas estaduais serão beneficiadas, entre 2019 e 2020, com essa iniciativa.
Com foco na aplicação de tecnologias inovadoras e no aproveitamento dos recursos naturais disponíveis, as iniciativas do Programa foram responsáveis, por exemplo, pela instalação de aquecedores solares de água que estão beneficiando 183 famílias de baixa renda de Monte Alegre de Minas e Patos de Minas, 7 ILPIs da região e o Hospital Hélio Angotti, localizado em Uberaba.
Eficiência Energética e Saúde
Ainda na área da saúde, o Programa Energia Inteligente realiza entregas de equipamentos mais eficientes e adequados à rotina hospitalar. Em 2015, as Unidades de Atendimento Integrado Tibery e Planalto, em Uberlândia, receberam em suas instalações um equipamento de esterilização (autoclave) cada.
Em 2018, o Hospital da Criança de Uberaba e a Santa Casa Municipal da Serra do Salitre tiveram, respectivamente, uma secadora de roupas e toda a iluminação substituídas, benefícios que devem ser ampliados para outras unidades neste ano.
Programa Energia Inteligente
O Programa Energia Inteligente incentiva a participação da comunidade em práticas de consumo consciente de energia e recursos naturais. No âmbito educacional, por exemplo, o Programa realizou capacitações sobre eficiência energética com professores de 1.000 escolas públicas do estado para que o conhecimento seja potencialmente multiplicado aos alunos.
Esse incentivo à participação também acontece na ação que oferece bônus quando o consumidor troca motores elétricos de alto consumo energético por outros mais novos e eficientes. Em 2018, seis indústrias dos setores agrícola, alimentício e químico finalizaram o processo de troca, reembolso e do descarte ecológico dos equipamentos.
O Programa Energia Inteligente da Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais.