Um bebê nasceu prematuro na madrugada da última quinta-feira, 27 de junho, no Hospital São José em Ituiutaba e precisou ser transferido para Patrocínio pelo helicóptero da Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, com apoio do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
De acordo com o atendimento do SAMU, a criança nasceu com apenas 33 semanas de gestação e necessitava de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Na região, a vaga foi disponibilizada em Patrocínio.
Após a mãe dar à luz, o HSJ deu entrada na transferência do bebê pelo SUS Fácil para encontrar uma a vaga de UTI Neonatal. Por meio da central de regulação, foi traçado o planejamento para encaminhá-lo até a Santa Casa de Patrocínio.
As equipes fizeram o transporte do recém-nascido do Hospital São José até uma área de pouso atrás do batalhão do 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros em Ituiutaba. O bebê foi acompanhado por uma equipe médica do SAMU, que demorou pouco mais de uma hora em solo, antes de colocar o recém-nascido na aeronave para o destino final. O objetivo era avaliar as condições de saúde dele antes de prosseguir.
Os bombeiros são responsáveis pela dinâmica e deslocamento aéreo, e o SAMU pelas condições de ato médico. A decisão é tomada em conjunto sobre os dois aspectos.
A ocorrência teve início às 10h46 e foi o transporte do bebê foi finalizado às 13h57.