No início da tarde desta quarta-feira (12), por volta das 13h30m, a Polícia Rodoviária Federal realizou a apreensão de 43 filhotes de arara.
A ocorrência foi durante fiscalização em frente a Unidade Operacional da PRF, no km 631 da BR 365 em Uberlândia-MG. Durante uma blitz de rotina, equipe da PRF abordou um automóvel com dois ocupantes, o condutor de 30 anos e o passageiro, que era seu pai, de 69 anos.
Na fiscalização, verificou-se que o condutor não possui CNH. Ao realizar uma vistoria no veículo, foram encontradas no porta-malas, dentro de caixas de papelão, 43 (quarenta e três) Araras da espécie Canindé, todas filhotes. O motorista informou que coletou os filhotes em matas nas imediações da região da cidade de Bom Jesus de Goiás e estaria deslocando para comercializar as aves no Estado de São Paulo, não informando a cidade exata em que iria fazer a venda.
Diante dos fatos, o homem foi detido, e assinou o termo de compromisso de comparecimento em Juízo. As 43 aves foram encaminhadas, para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, de onde posteriormente serão retiradas pelo IBAMA. O veículo foi retido e encaminhado ao IBAMA.
A ocorrência será encaminhada para o Juizado Especial Criminal da Cidade de Uberlândia-MG para as demais providências cabíveis.