A Prefeitura de Uberlândia publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 28 de abril de 2021, que a cidade vai permanecer mais uma semana na fase amarela (intermediária) do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas (PFAE).
- COVID: ‘Juntos por Uberlândia’ está contratando médicos para atendimento à população
- Governo anuncia programa de testagem da população para covid-19
Ainda segundo a publicação, até o momento não haverá nenhuma alteração com relação ao toque de recolher, no qual fica restrita a circulação das população entre as 20 e as 05 horas.
A prefeitura informou que as medidas de enfrentamento a disseminação do coronavírus serão mantidas pois ainda não foi notificada da decisão da Justiça que suspende as ações.
De acordo com o que foi divulgado nesta quarta (28), o município seguirá na fase amarela do plano municipal pelo menos até o dia 7 de maio de 2021.
Decisão Judicial
A Justiça mandou suspender o toque de recolher em Uberlândia. A decisão veio depois de uma ação do deputado estadual Bruno Engler (PRTB), que questionou a constitucionalidade da medida tomada pela prefeitura em busca de evitar aglomerações – e, com isso, a transmissão do novo coronavírus.
Uberlândia está fora do plano Minas Consciente do governo estadual. O Executivo municipal informou que ainda não foi notificado oficialmente da decisão.
A Prefeitura de Uberlândia, junto ao Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, deliberou, em reunião no último dia 20, novas alterações na abertura escalonada dentro do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas.
Com a nova medida, o comércio de rua do centro da cidade e bairros poderá funcionar uma hora a mais, até as 17h. Aos sábados, fica permitido o funcionamento de restaurantes, entre 11h e 15h, e de padarias até as 18h. Por fim, fica liberado a realização de atividades físicas sem contato (como tênis e peteca, por exemplo), de segunda a sábado, até às 18h.
O Comitê poderá, a qualquer momento, de forma extraordinária, promover alterações nas medidas, conforme evolução dos indicadores. Todas as informações podem ser encontradas neste link.