O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está com consulta pública aberta para participação de estabelecimentos elaboradores de produtos de origem animal registrados e os diversos elos da cadeia produtiva do agronegócio. Interessados devem clicar aqui.
A iniciativa tem por objetivo motivar públicos de interesse para sugestões sobre as “exigências para elaboração de produtos de origem animal não comestíveis e comestíveis, referentes ao fluxograma, estrutura física e equipamentos, em estabelecimentos registrados”.
O documento lista os produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis, e o participante responde formulário com nove perguntas simples e objetivas sobre o setor.
Desde 2020, com a criação da Comissão Permanente de Análise e Revisão de Atos Normativos (CPAR), o IMA melhora os documentos de defesa agropecuária, visando à simplificação dos negócios e incentivo ao empreendedorismo sem burocracias. As consultas públicas dão origem à implantação de boas práticas no processo de produção e revisão desses atos, incluindo a participação do produtor rural, proprietário de estabelecimento, cooperativas, sindicatos, entidades de classe e agroindústrias.
Mais informações sobre a inspeção de produtos de origem animal podem ser consultadas em www.ima.mg.gov.br.