O Bahia derrotou o Ceará por 2 a 1, na tarde desta quinta-feira (17) no Castelão, em Fortaleza, em partida da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o grande destaque da partida foi o atacante Gilberto, que marcou duas vezes para o Tricolor Baiano.
Com a vitória, o time comandado pelo técnico Dado Cavalcanti alcançou a 6ª posição com sete pontos. O Vozão, que não vence desde a estreia na competição nacional, caiu para a 12ª posição com quatro pontos.
????????? Com o triunfo, Tricolor sobe para 6º lugar neste momento do @Brasileirao. Próxima batalha é domingo, contra o Corinthians, em Pituaço #BBMP pic.twitter.com/BoHtfxCJUo
— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) June 17, 2021
A partida começou muito agitada. Logo no primeiro minuto, Saulo Mineiro caiu na área após dividida. Houve muita reclamação de pênalti. Mas, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), o juiz mandou a partida seguir. Depois, aos 14, o atacante Mendonza fez bela jogada e chutou forte, obrigando o goleiro Matheus Teixeira a trabalhar.
Aos 15 saiu o gol do Vozão, quando o atacante Saulo Mineiro aproveitou um contra-ataque muito rápido para girar em cima da zaga e bater rasteiro na saída do goleiro. Mas, aos 28, o Bahia teve um pênalti marcado com influência decisiva do VAR. O árbitro Marcelo de Lima Henrique revisou o lance no vídeo e viu o puxão de Gabriel Dias em Luiz Otávio. O artilheiro Gilberto cobrou a penalidade com força e deixou tudo igual no placar.
E a aos 34 veio a virada baiana. Thaciano tocou para Matheus Bahia, que cruzou rasteiro, e Gilberto apareceu para mandar para o fundo das redes.
Na volta do intervalo, o Ceará teve um pênalti marcado a seu favor aos 19 minutos. Porém, analisar o VAR, Marcelo de Lima Henrique entendeu que Jorginho forçou a queda e não foi derrubado por Daniel dentro da área. Dessa forma, a infração foi desmarcada. Aos 26, o atacante cearense Vina não alcançou por muito pouco o cruzamento e perdeu a chance de empatar o jogo.
O Bahia volta a jogar no próximo domingo (20), quando pega o Corinthians em Salvador. No mesmo dia, o Ceará pega o Internacional em Porto Alegre.