Um incêndio foi registrado pelo Corpo de Bombeiros, na tarde desta terça-feira (3), em um terreno vago no bairro Shopping Park, próximo ao Condomínio Residencial Jardins, em Uberlândia. Uma unidade dos Bombeiros tenta apagar o fogo na localidade.
Este é mais um incêndio ocorrido na cidade nas últimas semanas. Há cerca de uma semana, no dia 27 de julho, um grande número de queimadas foi verificado no município. Naquela data, foram feitos 24 atendimentos de incêndios pelos Bombeiros de Uberlândia.
As queimadas registradas no dia 27 de julho atingiram tanto a área urbana quanto a rural, e a maior incidência foi no período da tarde, quando várias ocorrências simultâneas demandaram o empenho de todo o efetivo e recursos disponíveis dos Bombeiros.
Na ocasião, os danos se estenderam à vegetação, às plantações e ao meio ambiente, em função da intensa fumaça produzida. Houve também o temor de que as chamas em uma longa extensão de palhada atingissem a fazenda Tatu, de propriedade do Exército Brasileiro, fato que não se confirmou.
No entanto, nas proximidades, o incêndio atingiu um canavial e foi controlado por funcionários da empresa responsável pelo local, enquanto equipes de bombeiros atuavam nas áreas de preservação também atingidas pelo mesmo incêndio, cuja fumaça densa ficou visível em diferentes pontos da cidade.
INCÊNIOS NA REGIÃO
Com o tempo seco visto em todo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, nas últimas semanas, também têm sido registradas queimadas em outras cidades da região.
Na tarde do último domingo (1º), o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG foi acionado para realizar combate a incêndio em vegetação às margens do Córrego Pirapitinga, próximo a junção com o Córrego do Carmo, em Ituiutaba. Ao todo, o incêndio consumiu, aproximadamente, cinco mil metros quadrados de vegetação nativa.
No dia 30 de julho, houve um grande incêndio em um canavial na zona rural de Canápolis. O fogo foi combatido por bombeiros de uma usina situada entre Ituiutaba e o Trevão e formou uma grande nuvem de fumaça.
E no dia 25 de julho, um incêndio de grandes proporções foi registrado na zona rural de Gurinhatã, em uma região mais conhecida como Jacuba, próxima ao Junco. O fogo atingiu uma grande área de canavial, incluindo pastos de propriedades particulares, formando extensa nuvem de fumaça, que pôde ser vista há quilômetros de distância.