O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), recebeu recursos para a modernização dos laboratórios de pesquisa que atendem as áreas técnica, de ensino e a fábrica-escola. Os novos equipamentos vão permitir a modernização dos laboratórios, o aumento da capacidade de pesquisa e a introdução de novas linhas de pesquisa, em especial no que se refere à qualidade analítica.
O coordenador do Programa Estadual do Programa de Pesquisa em Leite e Derivados da Epamig e professor da Epamig ILCT, Junio de Paula, destaca a importância dos investimentos em melhoria da estrutura.
“Com o tempo, muitos equipamentos perderam sua função e tornaram-se obsoletos. Este fato dificulta as parceiras público-privadas. Os recursos para aquisição dos equipamentos são fundamentais para modernizar a estrutura para a realização de pesquisas e atendimento ao público externo (cursos e parcerias) e vão beneficiar professores, pesquisadores, cursistas, alunos e indústrias de laticínios de todo o estado”, diz.
Dentre as ferramentas atualizadas estão sistema de filtragem, aparelho purificador de água, medidor de PH digital, destilador de nitrogênio e kits de reposição para uso nos próximos dois anos. ”O bom emprego dos recursos permitiu também a aquisição de um crioscópio eletrônico, para medida de fraude de água em leite, e de um microscópio, para análises bioquímicas e microbiológicas. Esses materiais que não estavam previstos na proposta original, mas que se adequaram à verba liberada, serão de grande utilidade para as atividades de pesquisa e de ensino”, completa o coordenador.
A aquisição dos materiais está sendo feita com verba de emenda parlamentar. Esta modalidade de captação de recursos é uma das formas de a Epamig assegurar investimentos em melhorias em sua infraestrutura de pesquisa e transferência de tecnologias.