Exclusivo: “Tivemos aumento de 1300% nos casos da Covid-19”, diz secretária de Saúde de Ituiutaba

Em uma entrevista com importantes informações diante do cenário epidemiológico em que Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, e diversas outras cidades de Minas e do país enfrentam, o Regionalzão conversou na noite da última quarta-feira, 5, com a secretária de Saúde da cidade, Sandra Barbosa.

Durante a transmissão conduzida por Adelino Júnior, Sandra explicou que o aumento nos casos de gripe vem sendo registrado em todo o país desde o final do mês de novembro de 2021, num verdadeiro surto que teve início nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Sandra Barbosa pontuou que a Pandemia da Covid-19 registrou um período de tranquilidade, inclusive com desmobilização de serviços ambulatoriais e de leitos em alguns municípios por conta do cenário positivo. “Recentemente o Governo do Estado de Minas Gerais descredenciou leitos de UTI pois acreditou-se que o pico tivesse ficado para trás. Mas, infelizmente, estamos revivendo altos números de novos casos no mundo e isso aumentou muito, principalmente, com o avanço da variante ômicron”, explicou.

A secretária também ressaltou que a cobertura vacinal contra a Covid-19 no Brasil atingiu bons níveis, de modo a impedir bastante que os pacientes vacinados apresentem casos graves e óbitos pela doença. “A vacina não impede a transmissão e é o que estamos vendo. Um surto com muitos novos casos. Os números assustam, por exemplo, em cinco dias de 2022 tivemos mais atendimentos do que em todo o período do mês de dezembro de 2021. E isso não só em Ituiutaba e sim em todo o país, com unidades lotadas. É a junção dos casos da gripe com o aumento subido da Covid-19”, afirmou.

Sandra também informou que Ituiutaba registrava 20 casos ativos da Covid-19 no dia 20 de dezembro de 2021 e ontem, 5, o número subiu para 346 com 380 novos casos no período. A subida significa aumento de 1.300 (por cento) em poucos dias.

A entrevistada também alertou que se as pessoas não se cuidarem com o uso de máscaras, higienização e evitando aglomerações, a tendência é que haja uma espécie de contaminação em massa pela doença, o que aumenta as chances de pacientes vulneráveis evoluírem para casos graves.

Ituiutaba registrou na última quarta-feira, 5, 112 novos casos da Covid-19, atingindo 346 casos ativos, pelo segundo dia consecutivo com mais de cem pacientes diagnosticados com a doença. A situação em locais como o Ambulatório Covid-19, Pronto Socorro, PSFs e nos hospitais assusta: o tempo de espera nas filas e o grande número de pacientes em busca de atendimento têm crescido a cada dia. Confira abaixo na íntegra!

Sintomas da gripe

Os sintomas clássicos da gripe são febre súbita, tosse (geralmente seca), dor de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode ser forte e durar duas ou mais semanas.

No caso do H3N2, os sintomas são os mesmos, com o potencial de causar casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos e imunossuprimidos.

Sintomas da Covid-19

No início da pandemia, os infectados apresentavam sintomas como febre, tosse seca, cansaço e perda do paladar ou do olfato. Após o surgimento das variantes, os sintomas clássicos sofreram mudanças.

À medida que a variante delta, descoberta na Índia em outubro de 2020, se espalhava pelo planeta, os sintomas mais comuns da doença passaram a ser febre, tosse persistente, coriza, espirros e dor de cabeça e garganta. Características semelhantes à gripe sazonal. A perda de paladar e de olfato deixou de ser relatada.

 

Já as infecções pela variante ômicron, descoberta na África do Sul em novembro, demonstraram outro padrão sintomático. Os pacientes infectados pela ômicron apresentam sintomas como dores pelo corpo, dor de cabeça, dor de garganta e, sobretudo, cansaço extremo.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile