Ituiutaba: após decisão judicial e reunião, professores decidem encerrar greve nas escolas municipais

Três dias após anunciar greve por tempo indeterminado, professores da rede municipal de ensino de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, decidiram retomar as atividades em sala de aula a partir desta quinta-feira, 31.

A decisão começou a ser divulgada nos grupos escolares desde a tarde desta quarta-feira, 30, em paralelo a um manifesto realizado na sede da prefeitura local. Após extensa reunião entre membros do governo e representantes da classe, o encerramento da greve foi comunicado aos participantes do manifesto.

Ontem, 29, o Regionalzão informou com exclusividade a decisão judicial que determinou o fim da greve sob pena de multa diária de 20 mil reais em caso de descumprimento. O juíz entendeu que a paralisação tinha indícios de ilegalidade e agiu para evitar mais danos aos alunos que ficaram por dois anos sem aulas presenciais, por conta da pandemia.

Os professores pedem que todos tenham reajuste de 33,24% em seus salários. O Poder Executivo, no entanto, afirma cumprir ao lei ao pagar tal valor para os profissionais que recebem menos, aumentando para esses profissionais valor que de aproxima de 1800 mensais para mais de 2400, por 25 horas semanais trabalhadas.

O Projeto de Lei que regulamentará o reajuste do piso está em trâmite na Câmara e precisa ser aprovado para se tornar válido, o que deve ocorrer nos próximos dias. Confira abaixo nota da Prefeitura de Ituiutaba!

“A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria Municipal de Governo, informa após nova reunião realizada com membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Ituiutaba – Sintemi, a categoria decidiu pelo fim da paralisação das atividades a partir desta quinta (31). 

O Poder Executivo ressalta que irá cumprir o pagamento do piso salarial com reajuste de 33,24%, conforme determina a Lei Federal, bem como de forma retroativa ao mês de janeiro de 2022. 

O Projeto de Lei que regulamenta a medida foi protocolado na Câmara Municipal no dia 18/03/2022, bastando sua apreciação e aprovação por parte dos vereadores. 

A Prefeitura de Ituiutaba ressalta que todos os servidores municipais receberam reajuste de 13% sobre o valor de remuneração desde o mês de fevereiro de 2022.  

Portanto, além da recomposição, o piso salarial do profissionais da educação receberá novo reajuste a partir da aprovação da medida no Legislativo e da sanção pelo Executivo, de modo a alcançar o valor determinado por Lei Federal.

Por fim, vale ressaltar que a valorização dos profissionais da Educação é justa e necessária, sendo uma das prioridades da atual gestão do Poder Executivo, que seguirá adotando todas as medidas necessárias para atender as demandas dos alunos e professores.”

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile