- ANÚNCIO -

Três deputados de Uberlândia e Araguari não mudaram de legenda e dois parlamentares trocaram de partidos

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Três deputados com bases eleitorais em Uberlândia e Araguari não mudaram de legenda durante a janela partidária, encerrada na última sexta-feira (1º de abril). E outros dois parlamentares da região trocaram de sigla neste período, iniciado no dia 3 de março. 

Os deputados federais Weliton Prado (Uberlândia) e Zé Vitor (Araguari) permaneceram nos partidos Pros e PL, respectivamente. O deputado estadual Elismar Prado (Uberlândia) também continuou no Pros. 

Já os deputados estaduais Arnaldo Silva e Leonídio Bouças (ambos com base em Uberlândia) estão, agora, em novas siglas. Arnaldo Silva está no União Brasil, resultante da junção de PSL e DEM, ao qual o deputado era filiado. E Leonídio Bouças migrou do MDB para o PSDB.

As movimentações de Arnaldo e Leonídio ocorreram durante a janela partidária destinada aos deputados. Este período é um prazo previsto no calendário eleitoral brasileiro, de 30 dias, para que parlamentares possam mudar de legenda sem perder o mandato atual por infidelidade partidária. Essa janela acontece seis meses antes das eleições, que este ano estão marcadas para o dia 2 de outubro.

A janela partidária faz parte do Calendário Eleitoral e está prevista na Lei dos Partidos Políticos (artigo 22-A da Lei 9.096/1995). A regra foi regulamentada pela Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015). A regra também está prevista na Emenda Constitucional nº 91/2016.

BANCADAS ESTADUAL E FEDERAL MINEIRA

Ao menos 26 deputados estaduais de Minas Gerais trocaram de sigla para as eleições de 2022. Esse número representa cerca de 1/3 do total de 77 parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Também durante esta janela partidária, mais de uma dezena dos 53 deputados federais eleitos por Minas Gerais trocaram de partido durante este período.

- ANÚNCIO -

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile