Uma noite emocionante para os mineiros. A equipe do Uberlândia/Araguari foi vice-campeão da superliga B masculina neste domingo (10). O Suzano é o campeão da edição 2022 da Superliga B. O vencedor levou o jogo por 3 sets a 1, com parciais de 20/25, 25/20, 25/18 e 25/23, no jogo único da decisão, na Arena Suzano.
O Uberlândia/Araguari também tem vaga garantida na próxima edição da primeira divisão.
O JOGO
O Uberlândia começou a partida mais ligado explorando os erros do Suzano e abriu quatro pontos de frente (5 a 1). O time mineiro, aliás, seguiu impondo o ritmo dentro de quadra, e com bloqueios precisos, ampliou a diferença no placar para sete (17 a 10). Apesar da desvantagem, Suzano reagiu. Os saques dos suzanenses começaram a entrar e a diferença caiu para um ponto (19 a 18). Na ansiedade pelo empate, os paulistas voltaram a cometer as falhas do início e abriram caminho para o Uberlândia, que fechou a parcial em 25 a 20.
O início do segundo set foi bem equilibrado, com as equipes se alternando na liderança do placar. Entretanto, o saque do Suzano voltou a funcionar, além da defesa, que proporcionou vários contra-ataques para o time, que abriu quatro pontos de vantagem (20 a 16). O Uberlândia tentou diminuir o prejuízo, mas acabou forçando várias bolas e desperdiçando os ataques. Em um erro de saque dos mineiros, Suzano fechou a parcial em 25 a 20 e deixou tudo igual na decisão.
O começo do terceiro set foi similar ao da parcial anterior, quando os times trocaram pontos. Porém, Suzano logo assumiu o controle da partida. O ataque suzanense explorou os erros de bloqueio do Uberlândia e colocou sete de diferença no marcador (17 a 10). Com uma boa vantagem, Suzano passou a administrar o ritmo do duelo e não teve dificuldades para fechar o terceiro período em 25 a 18 e virar o jogo.
Assim como em boa parte do confronto, a quarta parcial não fugiu à regra e foi parelha. Suzano abriu uma ligeira vantagem de dois pontos, mas logo Uberlândia igualou (11 a 11). Embalado pela torcida, os donos da casa emendaram uma sequência de três pontos e recuperaram a liderança do placar (15 a 12). A equipe mineira, porém, respondeu rápido às investidas do rival e não demorou para empatar (18 a 18).
A reação do adversário não diminuiu o ímpeto do Suzano, que voltou a encaixar uma sequência de pontos e ficar próximo do título (24 a 21). Uberlândia conseguiu salvar dois match-points do time paulista. Mas, após um erro de ataque dos mineiros, Suzano fechou o set em 25 a 23 e sacramentou a vitória por 3 a 1.