A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou o chamamento público (nº 193/2022) para credenciamento de clínicas e hospitais médico-veterinários e/ou Organizações não-governamentais (ONGs) interessadas em realizar castrações e identificação por microchip em cães e gatos.
Segundo o município, a expectativa é de que 5.500 animais (5 mil cães e 500 gatos) possam passar pelos procedimentos, que auxiliam na saúde e bem-estar, por meio da parceria entre a administração municipal e as prestadoras de serviços interessadas.
O edital
A prefeitura informou que o edital seguirá aberto até o fim deste ano ou enquanto houver, dentro dessa quantidade estabelecida, castrações e microchipagens ainda não contempladas.
Podem receber os procedimentos, cães e gatos pertencentes às famílias inscritas no CadÚnico, cadastro social voltado para pessoas de baixa renda, ou de instituições que atuem na proteção animal.
Clínicas e hospitais médico-veterinários e/ou ONGs podem manifestar interesse ao realizar pedido de credenciamento durante a vigência do edital, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Anselmo Alves dos Santos, nº 600, no bairro Santa Mônica.
Assim que os credenciamentos forem efetivados, a expectativa é que tanto os procedimentos de esterilização cirúrgica quanto de microchipagem comecem a ser realizados.
O edital e outras informações podem ser conferidas aqui.