Uberlândia: pedido de abertura da CPI da Saúde é encaminhado à Procuradoria da Câmara Municipal para receber parecer

O pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Uberlândia para investigar os gastos com saúde na cidade e a gestão na área foi lido durante a sessão do Legislativo uberlandense realizada nesta terça-feira (10). Logo em seguida, ainda durante a sétima reunião ordinária deste mês de maio, o documento foi encaminhado à Procuradoria da Casa para que sejam dados os pareceres sobre a solicitação.

Segundo a Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal, não tem prazo para que esses pareceres sejam feitos. Na sequência, seguindo o trâmite normal previsto, o documento voltará para o presidente da Casa, vereador Sérgio do Bom Preço (PP), que deverá mandar publicá-lo no jornal O Legislativo (publicação oficial da Câmara). 

Após a veiculação, ainda de acordo com a Diretoria da Casa, os líderes dos blocos terão dois dias para indicarem presidente, relator, membro e suplentes da CPI.

FATO DETERMINADO

O pedido de abertura da CPI da Saúde na Câmara Municipal de Uberlândia tem sofrido questionamentos sobre uma exigência legal referente à necessidade de haver fato determinado a ser investigado. O autor da solicitação da CPI, vereador Murilo Ferreira (Rede), afirmou, também durante a sessão desta terça, na tribuna do Legislativo, que o documento tem fato certo e determinado. “É apurar a gestão da SPDM e da Missão Sal da Terra”, disse. 

Já o vereador Antônio Carrijo, líder do prefeito na Câmara, também na tribuna da Casa, reforçou que trata-se de uma exigência legal para a abertura da Comissão a existência de fato determinado e disse que espera os pareceres da Procuradoria sobre esse assunto. “O presidente (da Câmara) encaminhou (o requerimento da CPI) à Procuradoria para ser analisado”, afirmou. 

ASSINATURAS

Na última semana, nove vereadores assinaram o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de Uberlândia para investigar os gastos com saúde na cidade e a gestão na área, que atualmente é feita por meio de convênio do Município com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) e a Missão Sal da Terra. O número de parlamentares que endossaram o requerimento, feito pelo vereador Murilo Ferreira (Rede), era o mínimo necessário para a instalação da CPI da Saúde.

A solicitação da Comissão de Inquérito já tinha obtido oito assinaturas e a nona foi oficializada na noite da última sexta-feira (6) pelo vereador Cristiano Caporezzo (PL), por meio de suas redes sociais. Além de Caporezzo e Murilo Ferreira, houve ainda a adesão de outros sete parlamentares ao pedido de abertura da CPI: vereadoras (es) Amanda Gondim (PDT), Cláudia Guerra (PDT), Dandara (PT), Dudu – Luiz Eduardo (Pros), Fabão (Pros), Liza Prado (Patriota) e Odair José (Avante). 

POSICIONAMENTOS

A Prefeitura de Uberlândia, SPDM e Missão Sal da Terra ainda não se manifestaram sobre a CPI. O Regionalzão mantém o espaço aberto para que as entidades e a Prefeitura se posicionem sobre o assunto. Durante a assinatura do edital para ampliação do Hospital Municipal, na última quinta-feira (5), o prefeito Odelmo Leão reforçou que no site da Prefeitura há um espaço disponível para consulta no Portal Transparência com todas as contas da saúde.

 

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile