O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e as Polícias Militar de Minas Gerais (PM) e Penal cumpriram na manhã desta terça-feira (21), seis mandados de busca e apreensão, em Uberaba. Funcionários públicos são investigados por crime previsto no artigo 312 do Código Penal.
O objetivo da operação foi coletar documentos e equipamentos eletrônicos (notebooks, celulares entre outros) para subsidiar as investigações que apontam a participação de servidores públicos em possível esquema de recebimento de valores, pagos por particulares, pelo uso de veículos agrícolas da prefeitura municipal.
Investigações
O material apreendido será utilizado para a instrução de Procedimento de Investigação Criminal (PIC) que tramita na 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba. Os trabalhos desta terça estão sendo executados pelo Grupo de Atuação Especial de combate ao Crime Organizado (Gaeco), policiais dos 4º e 67º Batalhões da PMMG e policiais penais.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Uberaba, atendendo requerimento dos promotores de Justiça José Carlos Fernandes Júnior, que atua na defesa do patrimônio público, e José Cícero Barbosa da Silva Júnior, coordenador do Gaeco de Uberaba.
De acordo com a 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba, tramita, na esfera cível, um inquérito civil no qual o MPMG apura possíveis irregularidades no recolhimento dos valores pagos pelos produtores rurais em contrapartida ao serviço prestado em suas propriedades com o maquinário da prefeitura.