O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Previdência, apontou que Uberlândia gerou 243 empregos em maio. No acumulado do ano, o saldo é de 1.826 postos criados.
Considerando apenas o mês de maio, o saldo de oportunidades foi puxado por três setores: Serviços (+212), Comércio (+128) e Indústria (+40). No ano, a tendência se manteve com o setor de Serviços liderando com saldo 1.660 empregos. Na sequência, estão Indústria (+411) e Comércio (+168).
ESTÍMULO À EMPREGABILIDADE
Segundo a Prefeitura de Uberlândia, o Município adota uma série de políticas para fortalecer a economia local e, consequentemente, gerar emprego e renda para a população. Ainda de acordo com o Executivo municipal, além dos investimentos em qualidade de vida (como obras de mobilidade urbana, educação, saúde, desenvolvimento social) e das mediações realizadas junto aos diversos segmentos da economia, a Prefeitura desenvolve políticas específicas para apoiar pequenas e médias empresas locais.
SINE
A gestão municipal também destacou que busca aproximar empregados e empregadores. Desde agosto de 2020, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) passou a administrar a unidade do Sine, em uma ampla estrutura localizada na rua São Francisco de Assis, nº 1.070.
Dessa forma, foi desenvolvido um modelo que facilita o acesso de candidatos a vagas disponíveis na cidade. O serviço inclui oferta de cursos para aprimorar a capacitação profissional. Em junho, por exemplo, segundo a Prefeitura, o Município promoveu, por meio da Sedesth, a Feira de Oportunidades, que reuniu mais de 20 empresas do setor de construção civil e 250 interessados nas vagas.