O vereador de Uberlândia Abatenio Marquez (PP), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde instaurada na Câmara Municipal, foi o entrevistado desta segunda-feira (18) do Regionalzão Talk. Durante o Bate Papo com o apresentador Adelino Junior, o parlamentar abordou diversos temas políticos, como a chegada dele ao Legislativo uberlandense, a CPI da Saúde, a proximidade do vereador com o prefeito Odelmo Leão (PP) e a pré-candidata a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão (PP) e a sucessão municipal no pleito de 2024,. Além disso, comentou também sobre o cenário político estadual, os conceitos de Direita e Esquerda no espectro político e a polarização nacional.
Abatenio de Andrade Marquez Neto assumiu, no dia 1º de junho de 2022, uma cadeira de vereador na Câmara Municipal de Uberlândia. O parlamentar ocupou o lugar do vereador Ivan Nunes (PP), que foi nomeado pelo Executivo municipal, no dia 31 de maio, como Secretário Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil. Como era o primeiro suplente dentro do partido (PP), Abatenio Marquez ficou com a vaga na Câmara. Na entrevista, Abatenio Marquez disse que tem cumprido sua missão no Legislativo uberlandense de defender o Governo Odelmo.
“É muito fácil defender o Governo Odelmo, pela história que ele tem, a folha de serviços prestados pelo prefeito, com tudo que ele faz. E eu, conhecendo o prefeito, tendo essa proximidade com ele, fico muito feliz de fazer parte da base e poder participar dela com os colegas de Câmara, com a base do prefeito, que é forte, formada por vereadores experientes e novos também, e tem feito história na cidade”, destacou Abatenio Marquez.
Ainda de acordo com o parlamentar, sua chegada à Câmara Municipal ajudou a movimentar a base governista e o debate político na chamada Casa do Povo. “Meus colegas foram muito receptivos e houve uma química boa. Essa união da base fortaleceu o Governo e movimentou o Poder Legislativo”, analisou o vereador, que, além de discursos marcantes na tribuna e da defesa da atual gestão municipal, já tem em sua trajetória como parlamentar a participação na CPI da Saúde no Legislativo uberlandense, instaurada em junho deste ano, e a eleição para presidente desta Comissão, que recebeu recentemente parecer da Procuradoria da Casa pedindo o arquivamento da mesma.
“CPI é um inquérito aberto no Legislativo para apurar um fato determinado, fato esse que vamos ver se tem ou não tem depois, porque tem um parecer da Procuradoria dizendo que não há. A CPI em si não resolve nada. Veja a CPI do Governo federal. Resolveu alguma coisa? Chegou em algum lugar? CPI não apura de forma concreta, ela apenas levanta dados e manda para o MP”, explicou o vereador.
SUCESSÃO MUNICIPAL
Também na entrevista, o vereador Abatenio Marquez foi questionado sobre a sucessão municipal em Uberlândia. O apresentador Adelino Junior perguntou ao parlamentar se ele será o sucessor do prefeito Odelmo Leão neste grupo político nas eleições municipais de 2024, já que o atual chefe do Executivo municipal se reelegeu em 2020 e não poderá concorrer ao cargo novamente daqui a dois anos. O questionamento foi feito com base nos comentários dos bastidores da política uberlandense, que mencionam frequentemente o nome de Marquez para representar o grupo de Odelmo em 2024 na disputa municipal, e a proximidade do vereador com o prefeito Odelmo Leão e a pré-candidata a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão.
Instado sobre o assunto, o parlamentar disse que ainda é cedo para falar sobre o mesmo, já que antes do pleito municipal haverá eleições em 2022 para deputados federal e estadual, na qual a base Odelmista terá candidatos. “A esposa do prefeito Odelmo Leão, Ana Paula Junqueira Leão, é pré-candidata a deputada federal. E temos dois pré-candidatos a deputado estadual: o deputado Leonídio Bouças (PSDB) e o deputado Arnaldo Silva (União Brasil). Então, qualquer discussão sobre 2024 tem que esperar para ver o que vai acontecer agora, em 2022. O grupo todo está unido lutando para eleger esses três pré-candidatos”, comentou.
Perguntado se a sucessão de Odelmo neste grupo está aberta, Abatenio Marquez explicou a dinâmica da formação. “A sucessão (em 2024) está aberta? Está. Temos pessoas disputando espaço? Sim. Temos o vice-prefeito Paulo Sérgio (PSD) e outros nomes ventilados. O prefeito costuma dizer: não vou apontar o sucessor (do grupo), cada um vai ter que se construir. Chegando lá na frente, o momento político vai falar quem é. Se eu tenho vontade? Uai, quem não tem! Ainda mais ser sucessor de um prefeito como o Odelmo Leão. Mas temos que lembrar sempre que fazemos parte de um grupo e quem vai liderá-lo e decidir o sucessor será o prefeito Odelmo, no momento certo”, concluiu Marquez.
CENÁRIOS ESTADUAL E NACIONAL
Ainda no Bate Papo do Regionalzão Talk, o vereador Abatenio Marquez comentou sobre o cenário político estadual. “O Governo Zema pegou um estado com muitos problemas da gestão do PT e é um cara sério. Então, tem que dar um crédito para o Romeu Zema (atual governador de Minas) nesse sentido de gestão”, avaliou o parlamentar, que também falou sobre o cenário político nacional e a atual polarização da política brasileira. “Se falar de Direita e Esquerda é muito complicado se você for buscar o conceito fundamental de uma e de outra. Hoje, tem um radicalismo muito grande político. E temos bolsonaristas e lulistas, não temos direita e esquerda”, analisou o parlamentar.
PERFIL DO PARLAMENTAR
Formado em Direito na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós graduado (Mestrado) em Direito na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Abatenio Marquez, 47 anos, foi o primeiro suplente de vereador do Partido Progressistas (PP), em Uberlândia, nas eleições de 2020. Ele obteve 2.133 votos no pleito daquele ano.
O parlamentar assumiu o lugar do vereador Ivan Nunes (PP), que foi nomeado pelo Executivo municipal, no dia 31 de maio, como Secretário Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil. Como era o primeiro suplente dentro do partido (PP), Abatenio Marquez (PP) ficou com a vaga na Câmara.
Abatenio já foi vice-prefeito de Ituiutaba (MG) na gestão 2005-2008, superintendente do Procon em Uberlândia entre 2018 e 2019 e procurador geral do Município de Uberlândia entre 2019 e 2020, além de assessor especial do gabinete do prefeito Odelmo Leão entre 2021 e 2022.