Em entrevista concedida ao Regionalzão Talk, o vereador Abatenio Marquez foi questionado sobre a sucessão municipal em Uberlândia e falou sobre articulações políticas que têm ocorrido na cidade.
O apresentador Adelino Junior perguntou ao parlamentar se ele será o sucessor de Odelmo Leão no grupo político liderado pelo atual chefe do Executivo municipal nas eleições municipais de 2024, já que o prefeito de Uberlândia se reelegeu em 2020 e não poderá concorrer ao cargo novamente daqui a dois anos. O parlamentar respondeu que ainda é cedo para falar sobre o assunto, já que, antes do pleito municipal, em 2024, haverá eleições em 2022 para eleger deputados federais e estaduais, com candidatos da base Odelmista presentes na disputa.
O questionamento se Abatenio Marquez será o sucessor de Odelmo Leão foi feito embasado em comentários dos bastidores da política uberlandense, que citam frequentemente o nome do parlamentar para representar o grupo do atual prefeito em 2024 na disputa municipal. O assunto foi abordado também devido à proximidade de Marquez com o prefeito Odelmo Leão e a pré-candidata a deputada federal Ana Paula Junqueira Leão.
“A princípio, falar em sucessão agora é cedo, porque nós temos agora uma campanha para deputado federal e para deputado estadual, na qual a esposa do prefeito Odelmo Leão, Ana Paula Junqueira Leão, é pré-candidata a deputada federal. E temos dois pré-candidatos a deputado estadual no grupo: o deputado Leonídio Bouças (PSDB) e o deputado Arnaldo Silva (União Brasil). Então, qualquer discussão sobre 2024 tem que ver o que vai acontecer agora, em 2022. Porque o grupo todo está unido lutando para eleger esses três pré-candidatos”, comentou.
Abatenio Marquez também confirmou que a sucessão está aberta. “Temos pessoas disputando espaço? Sim. Temos o vice-prefeito Paulo Sérgio (PSD) e outros nomes ventilados. O prefeito costuma dizer: não vou apontar o sucessor (do grupo), cada um vai ter que se construir. Chegando lá na frente, o momento político vai falar quem é. Se eu tenho vontade? Uai, quem não tem! Ainda mais em ser sucessor de um prefeito como o Odelmo Leão. Mas temos que lembrar sempre que fazemos parte de um grupo. E quem vai liderá-lo e decidir o sucessor será o prefeito Odelmo, no momento certo”, concluiu Marquez.