A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), por meio do Centro Integrado da Mulher (CIM), promove ao longo deste mês ações de enfrentamento à violência doméstica em alusão ao Agosto Lilás, em Uberaba.
Programação
As ações se iniciarão no dia 09 (terça), no anfiteatro do Centro Administrativo, pela prefeita Elisa Araújo e pela secretária de Desenvolvimento Social, Gicele Gomes. No mesmo dia, está marcado o 1º Fórum de Prevenção e Enfrentamento da Violência Doméstica, voltado aos profissionais da rede.
O “Agosto Lilás” marcará o início da capacitação de agentes comunitários de Saúde para o combate à violência contra a mulher. O foco são profissionais que atuam na atenção primária.
Durante o mês, o assunto também será debatido com a comunidade, por meio de sala de espera temática no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), rodas de conversa nas comunidades rurais da Baixa e de Ponte Alta e bate-papo on-line com alunos dos grêmios estudantis da rede municipal.
“Embora seja a mais conhecida, a violência doméstica nem sempre é física. Também pode ser psicológica, moral, sexual e patrimonial. Por isso, a informação é tão importante para que a mulher consiga enxergar a violência e saiba onde procurar ajudar”, explica a gerente do CIM, Juciara Moura.