Em entrevista ao Regionalzão Talk, o vereador de Uberlândia Cristiano Caporezzo (PL) comentou sobre a teoria terraplanista, que vem ganhando força no país nos últimos anos e foi atrelada a Olavo de Carvalho, considerado “guru” intelectual do presidente Jair Bolsonaro (PL) e que faleceu em 2022.
Em 2019, Olavo de Carvalho se pronunciou sobre a corrente que defende que o planeta Terra é plano, contrariando um conhecimento consolidado há centenas de anos. Segundo o filósofo, apesar de não ter estudado sobre a planicidade das superfícies, ele disse não ter conseguido “encontrar, até agora, nada que os refute”.
Na entrevista ao Regionalzão Talk, novo programa político do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Cristiano Caporezzo afirmou que Olavo de Carvalho não era terraplanista.
“Sou olavista. Estive na casa do professor Olavo de Carvalho, três dias na Virgína, antes de estourar a (pandemia da) Covid. Foi uma honra conhecer ele pessoalmente. Ele foi muito importante pra mim intelectualmente falando. Mas o que o Olavo fala é o seguinte: a questão de questionar as coisas. O povo tem que aprender a olhar determinadas proposituras e pensar por um outro ângulo”, afirmou o vereador.
O parlamentar disse também, na entrevista, que acredita que o planeta Terra é esférico. “Eu acredito que a Terra é esférica. Mas se eu não tenho argumentos suficientes para confrontar quem diz, com bons argumentos, que ela (a Terra) é plana, então devo reconhecer que não tenho esses argumentos. E não, simplesmente, acreditar que estou certo porque o consenso fala que é isso”, disse Caporezzo.