O Cachoeirão do Ribeirão Ponte Alta, também conhecido como cachoeira Véu de Noiva, no Geossítio Ponte Alta, foi interditado em Uberaba. A Defesa Civil divulgou, na última segunda-feira (29), que a área apresenta risco de desmoronamento de rochas.
Conforme o órgão, a situação foi constatada nos laudos do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis/UFTM e da Defesa Civil. O documento de interdição será publicado no Porta-Voz.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Maximiliano Ramos, a área onde está localizada a cachoeira é particular. O proprietário foi notificado e providenciou, na segunda (29), a instalação de placas de aviso sobre a interdição e a proibição de acesso ao local.
Um terceiro laudo, da Secretaria de Meio Ambiente de Uberaba, aponta ainda que a prática esportiva e turística no local, sem autorização do proprietário, aumenta os riscos de escorregamento e desmoronamento do paredão.
“Apesar de ser um local frequentado por motivos de lazer por diversos segmentos da sociedade e até por motivos religiosos, reforçamos que as pessoas devem respeitar a interdição, pois o risco de desmoronamento é enorme, podendo causar lesões e até óbito”, ressaltou o coordenador da Defesa Civil.
A interdição
De acordo com a Prefeitura de Uberaba, em reunião no dia 24 de agosto, quando os resultados dos laudos foram apresentados, participaram, além da Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas de Uberaba (Codau), Chefia de Gabinete da Prefeita, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg), Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, Departamento de Posturas e o proprietário da área onde fica a cachoeira.