A Defesa Civil de Uberaba divulgou, na quinta-feira (01), um alerta à população para a grande quantidade de fumaça que deve cobrir a cidade nos próximos dias. A prefeitura também disponibilizou orientações dadas pela climatologista e professora Wanda Prata.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, major BM Ronaldo Maximiliano Ramos Batista, a fumaça é causada por dois fatores. A primeira é um corredor de vento que está descendo da Amazônia. “Além desse fenômeno, estamos recebendo desde às 9h da manhã a fumaça de uma grande queima florestal no Parque Nacional da Serra da Canastra, que está ocorrendo desde segunda-feira”, relatou o major.
São ventos de 30 a 35 km/h, segundo a climatologista Wanda Prata. Conforme Prata, as partículas poluentes dessa fumaça são inaláveis e podem se acumular nas vias aéreas e chegar até o pulmão, sendo que a exposição pode causar irritação nos olhos, na garganta, tosse ou dificuldade de respiração e asma agravada, bem como dores de cabeça, náuseas e tonturas.
Recomendações
A Defesa Civil faz alguns alertas à população, como beber bastante líquido, evitar exposição corporal ao tempo, aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos. As pessoas ainda devem utilizar o umidificador de ar no local onde estiver ou fazer uso da toalha molhada e recipientes com água próximos.
A Defesa Civil ressalta a importância de se redobrar os cuidados com os mais velhos, crianças e grupos de risco e, em caso de necessidade, procurar a Unidade de Saúde mais próxima.