Na manhã da última segunda-feira (10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu pedras preciosas dentro de uma caminhonete na BR-040, em Juiz de Fora (MG). Os policiais realizavam ação de combate ao crime em frente à Unidade Operacional de Juiz de Fora, quando foi dada ordem de parada para um automóvel GM/S10 com placas de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.
O veículo era ocupado por três pessoas, sendo dois homens de 46 anos e uma mulher de 59 anos. Os três declararam serem corretores de imóveis. Em consultas realizadas, verificou-se que os três indivíduos já tinham passagem criminal, inclusive por crimes relacionados ao transporte irregular de pedras preciosas.
Durante a fiscalização no interior do veículo, foi localizada uma bolsa com pedras de cor esverdeada, que os ocupantes informaram tratarem-se de pedras sem valor significativo. Entretanto, em continuidade às buscas, foi encontrado um laudo referente aos minerais transportados e restou comprovado, que o material transportado, trata-se de 1,2 kg de Alexandrita, que possui elevadíssimo valor comercial. A alexandrita é conhecida por ter cor verde em luz natural e vermelha em luz artificial. Segundo informações disponíveis no site do Serviço Geológico do Brasil, o preço do quilate da alexandrita pode chegar a US$ 9.000 (pouco mais de R$ 45.000, pelo câmbio atual).
Tendo em vista o transporte ilícito de tais pedras, inclusive sem comprovação de recolhimento dos devidos impostos, foram os três envolvidos encaminhados, juntamente com a mercadoria e o veículo, para a Polícia Federal.