- ANÚNCIO -

Ituiutaba: tamanduá filhote resiste a acidente na rodovia e é resgatado

Adelino Júnior

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

No final da tarde da última terça-feira, 1° de novembro, a Polícia Militar de Meio Ambiente foi acionada por uma pessoa que informou que havia um tamanduá-bandeira morto por atropelamento, bem como disse que havia um filhote junto ao corpo da mãe, ainda com vida.

Como o local ficava distante da cidade de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, os policiais ambientais orientaram que a pessoa que fez o acionamento removesse o filhote do dorso da mãe para traze-lo para a cidade, de forma a minimizar o risco de morte do animal.

Assim que o animal chegou em Ituiutaba, foi imediatamente levado para uma clínica veterinária para dar o primeiro atendimento e fazer sua estabilização. O filhote será removido para Setor de Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia – UFU para tratamento veterinário especializado.

O tamanduá-bandeira é um dos símbolos do Cerrado e é praticamente inofensivo. Contudo, o animal sofre pelas crendices ao seu respeito, sendo uma das mais conhecidas o abraço  do tamanduá, na verdade possui longas garras que usa para quebrar cupinzeiros  para se alimentar. Quando se sente ameaçado, ele levanta sua parte dianteira para parecer maior e afugentar quem está pondo sua integridade em risco, daí vem essa lenda.

Fato é que a Fauna Silvestre está perdendo seu habitat e, diante disso, os animais saem em busca de alimento de água, alimento e abrigo. Nesta caminhada pela vida. muitos acabam perdendo a vida seja por atropelamento ou pela ação de caçadores.

 

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile