Os recursos para obras de pavimentação na região de Passos (MG) foram bloqueados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. A cidade foi anunciada, em abril deste ano, como sede de uma nova fábrica da cervejaria Heineken no estado, que começaria a operar em 2025.
A informação sobre os bloqueios foi dada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e veiculada pelo jornal Estado de Minas. A verba seria utilizada para asfaltar trechos das rodovias MGC-146, que liga Passos a São João Batista do Glória, e a MG-050.
Com o bloqueio dos valores, que totalizam R$ 12 milhões, e a consequente dificuldade que o problema poderá gerar para a pavimentação dos trechos, a instalação da fábrica na cidade pode ter entraves, dificultando a construção do empreendimento no município do Sul de Minas.
O acesso à cidade pavimentado é essencial para o escoamento da fábrica da Heineken. Sem o asfaltamento das estradas da região, a logística de Passos perde um dos grandes atrativos apresentados pelo município para trazer o investimento da Heineken, o que pode fazer com que a cervejaria busque uma nova cidade para receber a unidade.
O cenário, desta forma, pode recolocar os municípios de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, na disputa pela fábrica da Heineken em Minas Gerais. Ambos eram cotados para receberem o investimento da cervejaria antes do anúncio de Passos como sede da nova unidade.