O pontapé do saneamento básico de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, foi iniciado em 1967, mas somente em 1969, com a assinatura do convênio com a Fundação Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), foi possível que o desenvolvimento do saneamento engrenasse. Dentre as conquistas de todos esses anos, a Superintendência de Água e Esgotos – SAE obteve destaque nos rankings nacionais quanto à universalização dos serviços de água e esgoto, ou seja, 100% da população é atendida com distribuição de água tratada e coleta, afastamento e tratamento de esgoto. O especial da SAE 55 anos contará com três capítulos, portanto, acompanhe no Instagram @saeituiutaba, depoimentos de colaboradores que fazem parte desta história de sucesso.
Muitos são os desafios, mas a SAE trabalha com foco e determinação para oferecer mais saúde e qualidade de vida para a população tijucana. Todos os esforços demonstram o seu comprometimento em contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do município.
É diante dessa missão que os investimentos não param. Nos últimos cinco anos, a SAE investiu cerca de 40 milhões em ações que contribuíram diretamente para a universalização do abastecimento, a regularidade no fornecimento de água e compromisso com o meio ambiente.
• Construção da Estação Elevatória de Esgotos do Bairro Paranaíba;
• Construção de redes coletoras e interceptoras de esgotos no Bairro Esperança e Tupã;
• Serviços de impermeabilização da Lagoa de Secagem de Lodo e dragagem das Lagoas Aeradas e de Sedimentação da ERPAI;
• Aquisição de hidrômetros para troca periódica, a fim de garantir uma medição mais exata;
• Programa de Controle e Redução de Perdas de Água;
• Ampliação de mais de 27 km de redes do Sistema de Abastecimento de Água, contemplando 19 bairros;
• Construção de novos reservatórios de água, contemplando os bairros; Inocêncio Franco, Nadime Derze 1 e 2, Buritis, Portal dos Ipês, Canaã 1 e 2; Novo Horizonte (Parcial); Di Maria; Lisboa; Drummond (Parcial), Santa Edwiges (Parcial), Portal do Cerrado, Jardim das Acácias, Residencial Vilma Terezinha Franco;
• Melhorias nos reservatórios de água;
• Reforma e ampliação das ETAs;
• Reestruturação da frota;
• Renovação de equipamentos e programas de tecnologia;
• Desenvolvimento do Programa Amigos do São Lourenço;
• Reforma das unidades da SAE.
Atualmente, a SAE conta com 595,200 km de extensão de redes de água e 564,087 km de redes de esgoto alocadas subterraneamente por toda a cidade com o intuito de levar água e coletar os esgotos sanitários dos 86 bairros do município.
De acordo com o Instituto Trata Brasil, 84% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada e apenas 55% da população tem rede de esgoto e 50,8% dos esgotos do país são tratados. A dedicação e eficiência dos colaboradores da autarquia são responsáveis por manter Ituiutaba em um patamar elevado no posicionamento do ranking nacional de saneamento básico, onde 100% da zona urbana é atendida com 100% de água tratada, coleta e tratamento de esgotos sanitários.
Tanto sucesso e qualidade dão certeza aos munícipes que seus lares estão em boas mãos, sobretudo devido a priorização da SAE pelo aperfeiçoamento contínuo, a prosperidade e a excelência no saneamento, no atendimento à coletividade e no cuidado com o meio ambiente.
SAE – 55 anos a serviço da vida!