O Governo de Minas Gerais , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) , marca presença na Feira Internacional de Turismo (Fitur), até o próximo domingo (22/1), em Madrid, na Espanha.
O Estado levará a mineiridade ao maior evento desse segmento no país europeu durante cinco dias, como coexpositor no estande da Embratur. O espaço possui 240 metros quadrados, com 24 expositores regionais brasileiros, desde órgãos governamentais a agentes e operadores de turismo.
O mercado europeu representa, hoje, posição de destaque entre turistas estrangeiros que buscam Minas Gerais como destino, conforme demonstra a Pesquisa de Demanda Turística de 2022 – Observatório do Turismo de Minas Gerais. Estreitar os laços com esse público é parte das ações de promoção do estado como destino internacional de turismo.
Feira
A Fitur é promovida anualmente e tem como objetivo difundir e atrair investimentos para o setor turístico, não somente na Europa, mas para todos os continentes. Ela abre oportunidades para a apresentação de novas estratégias relacionadas ao setor, como a promoção de novos produtos, destinos e ações de comercialização. Para além das possibilidades de networking e de negócios no evento, a feira abrange outras atividades, como fóruns e palestras.
“Nesse sentido, a participação da Secult na Fitur busca promover o potencial turístico de Minas Gerais diretamente ao público europeu, consolidando internacionalmente a Mineiridade e nossos atrativos, atraindo investimentos para Minas, fomentando a ocupação hoteleira e a ativação do nosso trade para geração de atividade econômica, emprego e renda no estado”, afirma o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
Não só profissionais da indústria turística interessados nas últimas tendências do setor circulam pela Fitur, mas o público em geral também participa para obter informações em primeira mão sobre os destinos representados, especialmente no fim de semana, momento em que o evento é aberto para todos os visitantes.
Em 2022, a Fitur registrou 82.000 profissionais de turismo participantes; mais de 253 mil visitantes; 8.360 empresas expositoras de mais de 200 países; 9.150 reuniões com compradores internacionais e 700 representantes governamentais, incluindo ministros de 62 países, embaixadores e representantes de todo o mundo, presidentes e diretores de associações e comunidades. Neste ano, são esperados mais de 1.170 veículos de comunicação internacionais, o que pode contribuir para ampliar a divulgação do Destino Minas na mídia europeia.