Na segunda entrevista da temporada 2023 do Regionalzão Talk, o novo diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia, Renato Rezende, comentou sobre assuntos técnicos, como a capacidade de abastecimento de água da autarquia para atender até 1,5 milhão de pessoas na segunda maior cidade do interior mineiro, e sobre temas políticos, como o sucessor do prefeito Odelmo Leão.
O novo gestor do Dmae assumiu a direção-geral da autarquia neste mês em substituição a Adicionaldo dos Reis Cardoso, que foi exonerado. Antes de ser nomeado para o cargo, Renato Rezende ocupou a Diretoria Geral Adjunta e a Diretoria Administrativa da autarquia entre 2020 e 2022. Durante a entrevista ao Regionalzão Talk, Renato Rezende apontou o que muda na gestão do Dmae com sua chegada à direção-geral.
“Eu pretendo continuar com o que ele (Adicionaldo Cardoso) trouxe de bom, mas venho com uma outra pegada, voltada à eficiência operacional, atualização”, explicou Rezende, que é gestor público e consultor empresarial.
Durante a entrevista, Renato Rezende também comentou sobre a 2ª posição de Uberlândia em nível nacional e a 1ª de Minas no ranking do Instituto Trata Brasil de saneamento. E explicou os motivos das ocorrências de rompimentos de canos e adutoras na cidade e as manutenções emergenciais feitas pelo Dmae.
O diretor-geral da autarquia também lembrou da reconstrução da Avenida Rondon Pacheco após a destruição causada por uma tempestade e o alagamento da via no ano passado. E ressaltou o intenso trabalho do Dmae, do prefeito Odelmo Leão, da deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, então secretária municipal de Governo e Comunicação, e dos demais secretários municipais na recuperação da avenida.
Na entrevista, Renato Rezende também analisou o atual cenário político de Uberlândia e as articulações para as eleições municipais de 2024. Ele falou, ainda, sobre o sucessor do prefeito Odelmo Leão e destacou a força do vice-prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira.