Neste sábado (21), a Companhia Operacional de Saneamento (Codau) foi acionada para investigar substância branca que vazou em diversos bueiros da região Central de Uberaba. Pedestres e motoristas surpreenderam com a espuma jorrando instantaneamente junto com a chegada da forte chuva no início da tarde.
De acordo com a Codau, a espuma foi encontrada apenas nas redes de esgoto e, até o momento, não existe nenhum indício de que possa trazer algum malefício à população. As equipes técnicas estiveram no local para recolhimento de amostra, e a análise inicial apontou que trata-se de produto surfactante (que gera espuma).
A companhia informou na segunda-feira (23) que o aparecimento do líquido encontrado nos bueiros da região central e bairro São Benedito, é decorrente de descarte irregular industrial na rede de esgoto. Os profissionais seguem investigando para tentar identificar a empresa, já que não houve flagrante do momento do descarte.
A Codau esclareceu ainda, que todo descarte industrial passa por aprovação inicial, no momento da ligação da rede de esgoto, uma análise é feita parar orientar a empresa, caso os resíduos precisem de pré-tratamento antes de serem descartados na rede de esgoto.