Segundo o comandante-geral de bombeiros de Minas Gerais, uma equipe pode ser enviada à Turquia para ajudar nas buscas por vítimas de um terremoto que atingiu o país. A magnitude do terremoto foi de 6,7 graus na escala Richter e ocorreu na última sexta-feira (04). Nesta terça-feira (07), seis militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres Naturais (Bemad) da corporação vão para São Paulo para acertos burocráticos de documentação e logística
A equipe de bombeiros especializada em buscas e resgates em situações de desastres naturais, com grande experiência em operações internacionais está pronta para partir. Os bombeiros de Minas escalados para a missão participaram das missões de ajuda humanitária em Moçambique, em 2019, após a passagem de dois ciclones. Também há militares que participaram da operação feita em 2021, no Haiti, após um terromoto de intensidade 7 com milhares de mortes. O embarque ao país, no entanto, depende de uma negociação entre o governo federal e o Executivo turco.
Além da experiência dos oficiais, também há equipamentos, como sensores sísmicos e acústicos, capazes de detectar e captar ruídos e sinais vitais como respiração e batimentos cardiacos em meio aos escombros.