O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já executou mais de 2,3 km da nova adutora de interligação entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira e o Centro de Reservação do bairro São Jorge, em Uberlândia. A tubulação, em polietileno de alta densidade (Pead), tem uma extensão total de 4,5 km, integrando a obra de interligação do anel hidráulico entre os três sistemas de abastecimentos de água da cidade. O Pead tem vida útil superior a 100 anos.
De acordo com o diretor adjunto do Dmae, o engenheiro Guilherme Marques, a obra segue dentro do cronograma planejado. A autarquia também está fazendo as tratativas junto às concessionárias rodoviárias e ferroviária para a execução da travessia subterrânea nos próximos meses. “O uso da tecnologia Pead em área não urbana, como é o caso, permite a instalação de grandes trechos duas vezes mais rápido na comparação com a tubulação de aço”, disse.
Marques ressaltou que a próxima etapa será a execução de duas travessias subterrâneas, que totalizam 110 metros de extensão por meio de método não destrutivo (tunnel liner). “O método não destrutivo (MND) possibilitará a travessia sob a Ferrovia Centro-Atlântica e a BR-050, sem impactar no tráfego dos veículos e na logística ferroviária”, explicou.
A nova rede terá diâmetro de 630 mm e está a cargo da Cosam Engenharia Ltda, vencedora do processo licitatório na modalidade menor preço global.