Num Carnaval em que Minas Gerais espera receber mais de 10 mil pessoas, entre turistas e visitantes locais, há programas também para os que preferem descansar ou ficar em meio à natureza durante o feriado.
Entre os 853 municípios do estado, um não terá nenhum vestígio de festa. Isso porque, há 83 anos, Aiuruoca – Sul de Minas – tem a tradição de fazer um pré-Carnaval e, na semana de Momo, resguardar o silêncio. Distante 396 quilômetros de Belo Horizonte, o destino agrada em cheio aos que buscam uma experiência de sossego e paz.
“Essa história surgiu no século passado, quando o padre da comunidade proibiu a festa. Mais tarde, os moradores propuseram a comemoração do Carnaval com antecedência – e assim funciona bem até os dias atuais”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da cidade, Gilberto Furriel.
Gilberto não fala com precisão sobre o número de visitantes esperados para os próximos dias, mas destaca que o movimento de turistas atrás de sossego e refresco em uma das 80 cachoeiras, pousadas rurais e no Parque Estadual Serra do Papagaio lotam a cidade. “Desde 1938, Airuoca não tem Carnaval e, aqui, ninguém sente falta da folia. Festejamos antes para na data guardar silêncio, repouso, contemplação”, afirma.
Tradição
Já se a ideia é mesclar sossego e folia, opção de passeio pode ser Rio Acima. O município, localizado a apenas 40,3 quilômetros da capital mineira, tem atrações imperdíveis: mais de 80 cachoeiras catalogadas e também o famoso desfile dos blocos Zé Pereira e Unidos do Bonja.
Diretora municipal de Turismo e Cultura, Patrícia Pimenta descreve o clima da cidade durante a folia como tranquilo e pitoresco, mais voltado às famílias. “Tanto que temos também o bloco Pipoquinha e um de foliões da terceira idade”, comenta.
Ainda segundo ela, a cidade tem estrutura de restaurantes e bares para quem quer passar o dia. Já para a intenção de hospedagem é preciso verificar a lotação das pousadas, geralmente localizadas no centro.
Gastronomia e mix musical
Cidade famosa em todo o país pela história da Inconfidência Mineira e pela rica oferta gastronômica, Tiradentes, no Campo das Vertentes, deve atrair mais de 10 mil visitantes durante o Carnaval.
Mas, apesar do movimento intenso e de a prefeitura local promover eventos de Carnaval na praça da Rodoviária e no Largo das Forras, com atrações musicais que prometem agradar a todos os públicos, insclusive valorizando marchinhas e sambas clássicos, também reserva programas que se encaixam no roteiro da tranquilidade.
Secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Sérvulo Matias Filho conta que além da programação voltada para a folia, a cidade turística conta com igrejas, museus, o melhor da cozinha mineira e internacional em dezenas de restaurantes e a hospitalidade mineira traduzida nas pousadas e hotéis.
O turista também conta com atrativos únicos como os famosos passeios de charrete e a possibilidade de visitar Bichinho, uma pequena comunidade que reúne artesãos e parece ter parado no tempo.
Aventura
Na Zona da Mata, Alto Caparaó é destino certo para os amantes da natureza e de um bom cafezinho.
Ramiro Horst de Aguiar, secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Lazer da cidade descreve o clima calmo e a presença de cachoeiras cristalinas como atrativos. “Vale Encantado, Cachoeira Bonita e Vale Verde são imperdíveis, sem contar a oportunidade de visitar o Parque Nacional do Caparaó, onde está localizado o Pico da Bandeira, terceira maior montanha do Brasil.”
Ali também o plantio de café é tradicional. Segundo ele, a região produz um dos melhores cafés do Brasil. “Sim, nossas fazendas já receberam por várias vezes o prêmio de Melhor Café do Brasil na Semana Internacional do Café, feira mais importante do setor. O turista pode vivenciar do plantio do café até a xícara nas fazendas Ninho da Águia, Recanto dos Tucanos e Sítio Pé de Breu”, indica.
Misticismo
No estado há, também, roteiros para quem gosta de misticismo e do poder da energia. Exemplo é São Thomé das Letras, localizada na região Sul/Sudoeste de Minas e conhecida como a mística cidade das pedras.
Cravada a cerca de 1,4 mil metros de altitude e cercada por um vale rico em cachoeiras, grutas, trilhas, a cidade reserva atrativos também por suas lendas, comunidades alternativas e locais em que se acredita serem de pura energia.
Secretária municipal de Cultura de São Thomé das Letras, Francisca Josiane Cardoso Félix convida o público para conhecer cachoeiras, grutas e patrimônio cultural neste Carnaval.
“Nosso misticismo e histórias atraem visitantes de todos os cantos que querem ´fugir´ das festividades e buscam sossego e tranquilidade. Aproveitem para recarregar suas energias para que este novo ano seja próspero e repleto de harmonia”.
De Norte a Sul, Leste a Oeste, Minas reserva muitos outros destinos para quem pretende curtir o feriado em meio à natureza. Segundo levantamento da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult -MG) , entre os atrativos listados no Carnaval da Tranquilidade há:
– Vinte parques municipais, 44 estaduais, seis naturais e nove parques ecológicos;
– Mil e vinte e oito cachoeiras, 58 rios, lagoas e lagos;
– Dez estâncias hidrominerais;
– Vinte e duas grutas espalhadas por todo o estado, além de nove cavernas;
– Mais de 40 trilhas registradas;
– Setenta mirantes, incluindo o famoso Mirante dos Planetas;
– Quase 30 represas;
– Mais de dez fazendas para hospedagem registradas, algumas classificadas como unidades de conservação e com quedas d’água.